A EDUCAÇÃO FEMININA E O EXEMPLUM EM CHRISTINE DE PISAN E NÍSIA FLORESTA

Autores/as

  • Dinevania Jaiane de Lima
  • Francisca Galileia Pereira da Silva

Resumen

Esta comunicação tem por objetivo apresentar e refletir acerca da relação entre a filósofa medieval Christine de Pisan (1364 - 1430) e a escritora/filósofa brasileira Nísia Floresta (1810 - 1885). Essa relação se baseia em traços identificados nas duas autoras e se justifica por mostrar que o debate acerca do papel da mulher ultrapassa séculos e fronteiras. Quais as relações entre Nísia Floresta e Christine de Pisan? Ao iniciar a leitura do texto Opúsculo Humanitário (1853) de Nísia nos deparamos primeiramente com uma questão central para as duas filósofas: a emancipação feminina por meio da educação. Porém, enquanto a defesa de uma educação para as mulheres em Christine de Pisan assume um aspecto argumentativo na obra A Cidade das Damas (1405), Nísia funda uma escola para mulheres inaugurando, inclusive, novas metodologias de ensino. Outro ponto semelhante na argumentação das duas autoras: Pisan apresenta a figura da mulher relacionando-a à imagem da virgem Maria, enquanto Nísia apresenta o tratamento recebido por Maria da “sabedoria divina” como algo espelhável, imitável. Nísia é, nesse sentido, um exemplum que Pisan elevaria, pois a fonte de sua argumentação é ela mesma, retratando a imagem da mulher, visto que, o sonho de Nísia era elevar a mulher brasileira à plenitude de sua capacidade. Nísia é ainda continuadora do projeto de Pisan, o de emancipar as mulheres por meio da educação, considerando a igualdade entre os humanos, incluindo as mulheres. Portanto, não se faz justiça ao negar às mulheres educação e participação política e social.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Jaiane de Lima, D., & Galileia Pereira da Silva, F. (2021). A EDUCAÇÃO FEMININA E O EXEMPLUM EM CHRISTINE DE PISAN E NÍSIA FLORESTA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1898. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75021

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação