A TRILOGIA DA MORTE DE PETRUS CARIRY: NARRATIVAS DA DOR, PERDA E LUTO FAMILIAR NO CINEMA
Resumen
A morte geralmente é vista como um triste fim que nos lança ao desconhecido e interrompe os vínculos afetivos estabelecidos com o outro (KOVÁCS, 1991; 1992). O medo (DELUMEAU, 1989) desempenha um papel fundamental nessa relação com as perdas, seja de forma individual ou coletiva. A formas de encarar a morte no Ocidente (ARIÈS, 2003; 2014) variaram no decorrer da história, indo de uma conformidade natural com o fim da vida até o silenciamento das dores e do luto (FREUD, 1915; KÜBLER-ROSS, 1996; 2008; BOWLBY, 2004). Este trabalho pretende pensar a morte na família como uma questão do presente, tendo as representações feitas nas narrativas cinematográficas (GAUDREAULT E JOST, 2009; AUMONT E MARIE, 2012) como formas de olhar para o tema na contemporaneidade ao criar necroimagens que revelam as atitudes diante da morte no cinema. A morte guia os nossos impulsos criativos e destrutivos (DOUGHTY, 2016; 2019) e as narrativas da dor no cinema, ou seja, essas histórias centradas no luto dos personagens, podem espelhar tanto a atitude interdita proposta por Ariès, em que o sofrimento e a solidão prevalecem diante das partidas, como também podem romper com essa interdição, ao se tornarem objetos de análise para pensar a cultura da morte hoje no Ocidente. Diante disso, a pesquisa tem como corpus principal a Trilogia da Morte do cineasta cearense Petrus Cariry, composta pelos filmes O Grão (2007), Mãe e Filha (2011) e Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois (2015). As três obras discutem a morte no interior nordestino, longe do tumulto, da tecnologia e da pressa, onde os conflitos pessoais são acentuados pelo cenário de isolamento e pelas particularidades da estrutura familiar dos personagens enlutados. Agradecimento à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Benevides Nogueira, D., & Didimo Souza Vieira, M. (2021). A TRILOGIA DA MORTE DE PETRUS CARIRY: NARRATIVAS DA DOR, PERDA E LUTO FAMILIAR NO CINEMA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1940. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75063
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.