ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NA UFC
Resumen
Este trabalho busca compreender a trajetória estudantil de graduandas da Universidade Federal do Ceará (UFC) cujas mães exerceram ou exercem a função laboral de trabalhadora doméstica. As perguntas que norteiam o trabalho são: como a atividade laboral da mãe influenciou na trajetória escolar dessas estudantes; quais perspectivas elas têm acerca do trabalho doméstico; e qual a contribuição da mãe para o seu sucesso escolar. O trabalho de campo se deu em duas etapas. A primeira se deu através da análise de um questionário online respondido por dezenove estudantes. A segunda etapa se deu através da escolha de três estudantes que responderam o questionário online com o intuito de aprofundar sobre como elas compreendem o trabalho doméstico, como o trabalho de suas mães impactou em sua vida pessoal, estudantil e profissional, e a narrativa de suas trajetórias estudantis (desde o Ensino Fundamental até a universidade). Com o aporte teórico de Pierre Bourdieu (1989) e Bernard Lahire (1997), busca-se compreender como os conceitos de habitus, capital cultural e sucesso escolar contribuem para entender as trajetórias das estudantes. As análises dos questionários e entrevistas demonstraram que as estudantes buscam subverter a narrativa hegemônica acerca do trabalho doméstico, além de compreender a universidade como etapa fundamental para a busca por ascensão social e a quebra do ciclo intergeracional de pobreza da sua família.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Caroline Ezequiel, L., & Mattos de Araujo Lima, G. (2021). ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1966. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75089
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.