ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NA UFC

Autores/as

  • Lara Caroline Ezequiel
  • Geisa Mattos de Araujo Lima

Resumen

Este trabalho busca compreender a trajetória estudantil de graduandas da Universidade Federal do Ceará (UFC) cujas mães exerceram ou exercem a função laboral de trabalhadora doméstica. As perguntas que norteiam o trabalho são: como a atividade laboral da mãe influenciou na trajetória escolar dessas estudantes; quais perspectivas elas têm acerca do trabalho doméstico; e qual a contribuição da mãe para o seu sucesso escolar. O trabalho de campo se deu em duas etapas. A primeira se deu através da análise de um questionário online respondido por dezenove estudantes. A segunda etapa se deu através da escolha de três estudantes que responderam o questionário online com o intuito de aprofundar sobre como elas compreendem o trabalho doméstico, como o trabalho de suas mães impactou em sua vida pessoal, estudantil e profissional, e a narrativa de suas trajetórias estudantis (desde o Ensino Fundamental até a universidade). Com o aporte teórico de Pierre Bourdieu (1989) e Bernard Lahire (1997), busca-se compreender como os conceitos de habitus, capital cultural e sucesso escolar contribuem para entender as trajetórias das estudantes. As análises dos questionários e entrevistas demonstraram que as estudantes buscam subverter a narrativa hegemônica acerca do trabalho doméstico, além de compreender a universidade como etapa fundamental para a busca por ascensão social e a quebra do ciclo intergeracional de pobreza da sua família.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Caroline Ezequiel, L., & Mattos de Araujo Lima, G. (2021). ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1966. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75089

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação