ANÁLISE PEPTIDÔMICA DO NÉCTAR FLORAL DE NICOTIANA SP
Resumen
As infecções de origem bacteriana e fúngica atualmente atingem números alarmantes, devido à resistência que muitos desses microrganismos apresentam aos tratamentos utilizados para combatê-los. Infelizmente, o surgimento de cepas microbianas resistentes tornou obsoleto um grande número de antibióticos, o que é altamente preocupante, pois deixa o setor da saúde sem ferramentas para combater infecções cada vez mais recorrentes em nossa sociedade globalizada. Uma das alternativas que está sendo pesquisada atualmente é a utilização de peptídeos. Embora existam várias fontes de peptídeos antimicrobianos, nectários florais ainda não foram estudados. No presente trabalho, foi realizada uma análise peptidômica do néctar floral de Nicotiana sp. Foram identificados 794 peptídeos. Posteriormente, todos os peptídeos foram caracterizados por bioinformática quanto suas características físico-químicas e seus potenciais antimicrobianos. O pI dos peptídeos variou de 5,48 a 10,0 e a carga líquida de -7 a +9. A massa molecular variou de 467 a 6.198 Da. De todos os peptídeos identificados, 29% apresentaram potencial antimicrobiano maior que 60%. Os seis peptídeos que apresentaram as melhores características físico-químicas comuns a peptídeos antimicrobianos e que apresentaram potencial maior que 90% de serem antimicrobianos foram selecionados e sintetizados, para posteriormente as suas atividades serem avaliadas contra diferentes bactérias e fungos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Lucia Chacon Parra, A., Filho Noronha de Souza, P., Bezerra, L. de P., Thornburg, R., & Diniz Teixeira de Freitas, C. (2021). ANÁLISE PEPTIDÔMICA DO NÉCTAR FLORAL DE NICOTIANA SP. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1974. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75097
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.