AS CONSIGNAS DO EXAME CELPE-BRAS- PARTE ESCRITA
Resumen
O Celpe- Bras é o teste de proficiência adotado no Brasil para avaliar o conhecimento de estrangeiros fora e dentro do país acerca de seu conhecimento sobre a língua portuguesa variante brasileira. O referido teste, que hoje se constitui como um instrumento de referência às politicas linguísticas do português, avalia o desempenho de examinandos, no que tange a habilidade escrita, por meio de tarefas de compreensão e produção textual como parte de um processo chamado avaliação de habilidades integradas com foco na abordagem comunicativa(SHOHAMY,2007). Este trabalho filia-se aos estudos de Linguística Aplicada, e tem por objetivo analisar as referidas Tarefas sob a luz do estudo das consignas, que se constituem como as instruções de tarefas voltadas para o ensino de língua materna e estrangeira. A consigna possui duas funções simultâneas: função comunicativa com foco na instrução (RIESTRA, 2004;2008) e uma função teórico-cognitiva que articula semiotização, ações e operações mentais (DOLZ et al 2010; ZAKHARTCHOUK,2016). Partindo dos pressupostos desta teoria, para este estudo verificaremos 47 consignas de produção textual representada pelas Tarefas III contidas nos cadernos de questões aplicados nos de 1998 a 2019.Analisamos de forma macro e micro as referidas consignas sobre estes três critérios categoriais: a)as escolhas lexicais que constituem a consigna, mais especificamente os verbos de instrução empregados nas tarefas; b) evidenciamos os elementos do contexto de produção nas informações das tarefas; c) descrevemos as mudanças ou não no plano textual das consignas, no que tange aos elementos de ordem semântica, sintático e paralinguistico ( BRONCKART, 1997;1999). A pesquisa caracteriza-se metodologicamente pela abordagem qualitativa, análise documental, possui método indutivo e quanto aos objetivos, é do tipo explicativa. Ao fim das discussões da pesquisa, observamos que as consignas apresentaram mudanças significativas nas suas informações quanto aos elDescargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Raquel de Melo Lobo, T., & Vera Lucia Fraga Leurquin, E. (2021). AS CONSIGNAS DO EXAME CELPE-BRAS- PARTE ESCRITA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1984. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75107
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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