DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE CONSOLIDAR VÍNCULOS INSTITUCIONAIS COM OS ALUNOS EGRESSOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU)
Resumen
A Avaliação é uma atividade racional, científica e sistemática que deve permitir a quem avalia obter novos conhecimentos acerca do objeto ou da realidade avaliada, com o fito de planejar ações voltadas ao aprimoramento deste. Os processos avaliativos conduzidos individualmente pelas Instituições de Ensino Superior (IES), denominados como autoavaliações ou avaliações internas, se vinculam às funções de diagnóstico, de planejamento, de regulação e de autorregulação. Tais processos são obrigatórios para que a IES se integre formalmente ao Sistema de Educação Superior brasileiro, cumprindo as exigências de autorizações de funcionamento, credenciamento, recredenciamento, transformações e demais instrumentos legais regulatórios. Em síntese, a autoavaliação institucional é o instrumento básico obrigatório e imprescindível para todos os atos de regulação, conforme prevê a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Neste âmbito, criar e manter vínculos afetivos entre os alunos egressos de Cursos de Pós-Graduação (stricto sensu) e a IES constitui-se um novo paradigma. A IES em estudo ainda não possui um sistema de gestão eficiente voltado ao acompanhamento de egressos da Pós-Graduação, e de acordo com o órgão brasileiro voltado ao desenvolvimento da Pós-Graduação (stricto sensu), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), esse relacionamento é essencial para o desenvolvimento do egresso, dos cursos de Pós-Graduação e da própria IES. Para tanto, objetiva-se nesta pesquisa formular procedimentos e critérios para a elaboração e implementação de um sistema de acompanhamento eficiente para a gestão desse relacionamento. A metodologia utilizada quanto a natureza será aplicada, com abordagem qualitativa, e com procedimentos técnicos bibliográficos, documental e estudo de caso. Quanto ao instrumento de coleta de dados, será apresentado aos alunos egressos através do Google Forms.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Freitas de Paiva, S., & Bandeira Andriola, W. (2021). DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE CONSOLIDAR VÍNCULOS INSTITUCIONAIS COM OS ALUNOS EGRESSOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2083. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75206
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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