FUNDAMENTOS, SUJEITOS E ELEMENTOS DO POLÍGONO FEDATHI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Silvia Sales de Oliveira
  • Daniele de Oliveira Xavier
  • Jessica de Castro Barbosa
  • Herminio Borges Neto

Resumen

Compreender a dinâmica da sala de aula, independente do contexto ou da modalidade de ensino, é relevante para o desenvolvimento de mediações docentes que priorizem a construção do conhecimento dos alunos. Para isso, é necessário reconhecer os protagonistas envolvidos na tessitura da sala de aula ampliada, e analisar o papel de cada um no andamento e na construção da dinâmica supracitada, a fim de prever e antecipar ações que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Nessa perspectiva, este artigo se propõe a apresentar e contextualizar o Polígono Fedathi, considerando as diferenças entre aparato, raciocínio, saber e conhecimento, além de explicar sobre a sala de aula ampliada e a mediação do professor a partir da metodologia de ensino Sequência Fedathi, que foca na postura do professor, possibilitando além da reflexão de sua prática a autonomia discente. Tais conceitos são utilizados pelos pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em diferentes realidades de formação de professores, práticas escolares, como também na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC. Para isto, realizamos uma pesquisa exploratória e utilizou como método a revisão bibliográfica dos conceitos presentes no Polígono Fedathi. A partir deste estudo, poderemos destacar os protagonistas, físicos ou virtuais, presentes no Polígono Fedathi.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Sales de Oliveira, S., Xavier, D. de O., Barbosa, J. de C., & Borges Neto, H. (2021). FUNDAMENTOS, SUJEITOS E ELEMENTOS DO POLÍGONO FEDATHI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2153. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75276

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação