INDÚSTRIA CULTURAL E JUVENTUDE: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA ANÁLISE DO CONSUMO CULTURAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Tarsizio Cipriano Freitas
  • Irapuan Peixoto Lima Filho

Resumen

O presente trabalho para conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia - PROFCOCIO, trata de elaborar pesquisa científica com o tema que envolve juventude e questões contemporâneas. De modo específico, propõe fazer análise sobre a relação da cultura e do consumo cultural com o público do ensino médio. Para a realização dessa empreitada, buscar-se-á, a princípio, captar o sentido inicial que os estudantes de ensino médio têm sobre cultura através de questionário aplicado online, (via Google Forms) com o objetivo de captar questões gerais sobre cultura e consumo cultural dos jovens e grupos focais, os reflexos dos elementos subjetivos de escolha, gosto e capital cultural herdado. Na sequência da pesquisa, trabalhar, de acordo com a perspectiva sociológica, os conceitos-chave que envolve o tema abordado e, enfim, em momento de conclusão, produzir material didático no formato de cartilha cultural. A cartilha cultural consiste em ser material didático onde conterá a percepção que os estudantes tiveram e têm sobre cultura e consumo cultural, se algo mudou depois da realização da pesquisa e intervenção pedagógica, e sobretudo, o que podemos extrair de significante quanto ao acesso, uso e consumo de cultura para esse público. É necessário salientar, no entanto, que a proposta da “cartilha cultural”, produto final da pesquisa, não pretende ser dogma ou muito menos fundamento para doutrinação sobre o que é ou não é cultura, nem muito menos o que deve ou não deve ser consumido. Mas, de outra forma, compreender como o próprio jovem se vê enquanto consumidor de cultura. O presente trabalho encontra-se em desenvolvimento, mas os resultados parciais são apresentados através da percepção que os jovens pesquisados têm sobre o universo cultural e o grau de acesso a bens e equipamentos culturais que o estudante tem na escola e fora dela. Como conclusão, buscar-se-á o compartilhamento de informações, saberes e estratégias para ampliação dos horizontes e possibilidades culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Cipriano Freitas, T., & Peixoto Lima Filho, I. (2021). INDÚSTRIA CULTURAL E JUVENTUDE: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA ANÁLISE DO CONSUMO CULTURAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2174. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75297

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação