INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FRAÇÃO
Resumen
Ainda hoje muitos pesquisadores (CAMPOS, 2011; MELO, 2017; SCHULZ, 2017; etc.) discutem o ensino de frações na educação básica, mesmo que, no século passado, autores como Porto (1967), Onuchic e Botta (1997), entre outros, já abordassem esse assunto de forma inovadora, no intuito de que seu ensino seguisse vias mais naturais, não sendo uma adversidade, como aparenta ser para muitos alunos desse nível escolar. Uma questão ainda comumente observada na prática docente é a falta de compreensão dos alunos no que diz respeito ao conceito de fração, o que dificulta o processo de aprendizagem dos tópicos dessa temática. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de fração, de modo simples, para que seja facilmente apreendida por discentes da educação básica. Este resumo é um recorte da pesquisa de mestrado que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, e tem caráter bibliográfico. Dessa forma, compactua-se com a definição de Porto (1967), na qual aceita como básico o conceito de fração como divisão e mostra que todos os outros significados de frações convergem para este. Outro importante aspecto levantado pela autora é o fato de que, tradicionalmente, a fração é interpretada apenas como uma ou mais partes de uma unidade, porém é necessário considerar o sentido de fração como parte de um grupo de unidades, que está intimamente relacionado à divisão de números inteiros (PORTO, 1967). Para as considerações finais, destaca-se: que essa divisão sempre resultará em partes iguais, aproveita-se para redefinir concepções equivocadas que os alunos apresentam como, por exemplo, “a metade maior” ou a “metade menor”; a assimilação do conceito de fração torna-se fundamental para aprendizagem desse conteúdo. Agradecimentos à Capes pela concessão da bolsa de estudos para o desenvolvimento da pesquisa de mestrado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Andrade Pereira, G., Borges Neto, H., & Lis de Maria Martins Torres, A. (2021). INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FRAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2183. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75306
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.