OS USOS DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ

Autores

  • EmÍlio Albuquerque Fernandes
  • Edmilson Alves Maia Junior

Resumo

A presente pesquisa levanta a possibilidade do uso da música como recurso didático em sala de aula para o ensino de História do Ceará. O objetivo é desenvolver um produto didático-pedagógico sobre História do Ceará para a orientação dos discentes do Ensino Médio, tendo como base o debate teórico-metodológico produzido pela historiografia mais recente sobre música cearense. Para tanto, usaremos como referência teses e dissertações publicadas em programas de pós-graduação em História, entre os anos de 2008 e 2019. Através de um balanço historiográfico, observei que teses e dissertações dedicadas a investigar a relação entre História e Música do Ceará ganharam espaço nos programas de pós-graduação do país nas últimas décadas, mas o que me chamou a atenção foi o fato delas não chegarem à Educação Básica, mesmo sendo muito úteis como objeto de estudo e como fonte para a construção de capacidades voltadas à aprendizagem do conhecimento histórico. Então, foram encontradas 3 teses e 8 dissertações, cujos temas estão historicamente concentrados entre o fim do século XIX e o início dos anos 80. Em comum, a busca em compreender a música como fonte importante para desvendar as reelaborações culturais que se traduzem em ritmos, danças e composições de setores sociais marginalizados dessa região. A construção do produto didático-pedagógico tem como referência as diretrizes disponíveis no Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC, para o Ensino Médio.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Albuquerque Fernandes, E., & Alves Maia Junior, E. (2021). OS USOS DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2284. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75407

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação