QUILOMBO DO CUMBE/ARACATI - CE: PRESENTE E PASSADO
Resumen
Muito tem se falado que no Ceará não tem negros. E se não teve negros e negras, também não teve escravizados e nem tão pouco quilombos ou comunidades remanescentes de quilombos. O Quilombo do Cumbe no município do Aracati, litoral leste do Ceará, foi certificado pela Fundação Cultural Palmares em dezembro de 2014. Com a certificação da comunidade, intensificaram-se os conflitos internos, processo de criminalização, violência e negação de direitos, além do aprofundamento do racismo institucional e da legitimidade do direito à terra e ao território de uso comunitário, colocando em dúvida a existência da comunidade quilombola. Minha intenção de pesquisa e investigação inicial é juntar os documentos, pesquisas e outros materiais que falam do Cumbe, para entendermos as opressões sofrida na atualidade por afirmarmos nossa identidade. Para a realização dessa pesquisa vamos utilizar a abordagem qualitativa, tendo como método a investigação bibliográfica, documental e a história oral num segundo momento. Procedimentos como esses são importantes para avançar com o nosso processo organizativo e luta política que realizamos há 25 anos, como também de realizarmos uma defesa qualificada sobre a presença negra no estado do Ceará. A quem interessa afirmar que o Cumbe não é um quilombo ou que nunca teve população escravizada nas gerações anteriores? Por que nós, quilombolas, quando vamos contar nossas histórias somos colocados a prova e/ou somos acusados de fraude? Nesta pesquisa, que ainda está em andamento, interessa-nos compreender os processos constitutivos da criação e da formação da comunidade no passado para entender as disputas existentes no presente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
LuÍs Joventino do Nascimento, J., & Santos Bulhoes de Jesus, L. (2021). QUILOMBO DO CUMBE/ARACATI - CE: PRESENTE E PASSADO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2329. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75452
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.