RAÍZES - O PROFESSOR FEDATHIANO E A VIRTUALIDADE

Autores/as

  • Daniele de Oliveira Xavier
  • Jessica de Castro Barbosa
  • Herminio Borges Neto

Resumen

Na contemporaneidade a educação virtual e a postura do docente que utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão em constante evolução, por isso são alvo dos principais temas de pesquisa atualmente. O Raízes é um Objeto Educacional Digital (OED), que surgiu a partir da inquietação dos envolvidos em uma pesquisa que teve a pretensão de elaborá-lo para contribuir com a agilidade de docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem em contextos virtuais. Nesse sentido, esse enredo busca destacar os princípios da Sequência Fedathi que é uma metodologia de ensino que sugere, principalmente, a mudança na postura docente. Importante ressaltar que trata-se de uma pesquisa colaborativa e que por mais que foque na postura do docente a pretensão é que os alunos possam ser agentes ativos neste processo. O trabalho tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória/descritiva, e teve como objetivo modelizar um produto final, destacando a formação deste docente no contexto do Raízes, que é o produto da pesquisa. Esta pesquisa fala, ainda, sobre temáticas como: Educação a Distância, Tecnodocência, cibercultura, entre outros. Como resultados, além da criação de um protótipo inicial, onde modelamos e explicamos as funcionalidades do OED – Raízes, são destacadas importantes orientações que fortificam a ação do professor, considerando o entrelaçar do virtual e analógico, considerando as interações presente nesta experiência e, através disto, construindo um modelo centrado nas necessidades do usuário/aprendiz, e nas ações e posturas do docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Xavier, D. de O., Barbosa, J. de C., & Borges Neto, H. (2021). RAÍZES - O PROFESSOR FEDATHIANO E A VIRTUALIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2332. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75455

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação