SE O PODER É BRUTAL, A RESISTÊNCIA AOS MUROS E AS GRADES SERÁ VISCERAL
Resumen
A canção "Muros e Grades", da banda Engenheiros do Hawaii, composta em 1991, diz muito sobre a realidade das grandes cidades, ainda - infelizmente - na atualidade: violência, insegurança e fantasias geradas pela falsa sensação de que muros e grades nos protegem. Por sua vez, o filósofo camaronês Achille Mbembe, numa entrevista, aborda a questão da violência, vigilância e divisão social como fatores que suscitam a manutenção das desigualdades, no qual alguém lucra nesse processo. Ao mesmo tempo em que a tecnologia, a despeito do sentido de evolução e desenvolvimento, cria fronteiras que separam os seres humanos entre o "eu e o outro", normalizando os excessos e as ausências de direito e liberdade. Deste modo, o objetivo é relacionar a música como fonte histórica à entrevista dada por Mbembe e abordar as relações possíveis entre as sensibilidades do artista e do filósofo que interpretam, cada um ao seu modo, e buscam transformar a realidade em que vivem, mesmo que cada um não tenha conhecimento do trabalho do outro, algo que não pode ser afirmado, o pertencimento ao que é humano os une. Realizada a análise da composição e do pensamento de Mbembe, percebe-se como resultado inicial deste estudo, que ambos tecem críticas ao sistema capitalista, suas ilusões acerca da falsa ideia de liberdade, bem como na falsa crença de segurança proposta pelo Estado. Pode-se concluir que a superficialidade da vida, a exposição das pessoas aos perigos e a sensação de segurança atrás das grades, sejam da sua própria casa ou na prisão dos "outros", coadunam com o desejo de lucro capitalista, mantém o controle da população através do medo e exige que este confinamento seja permanente enquanto trouxer ganhos. Se assim for, a mudança só virá através da "resistência visceral" destruindo os "muros e grades" que rodeiam e limitam toda e qualquer tipo de liberdade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Guedes da Silva, W., & Regis Lopes Ramos, F. (2021). SE O PODER É BRUTAL, A RESISTÊNCIA AOS MUROS E AS GRADES SERÁ VISCERAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2360. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75483
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.