UM ENSAIO CARTOGRÁFICO DA AULA DE FILOSOFIA NA ESCOLA
Resumen
O relato de experiência é um ensaio cartográfico do Projeto Filosofia na Escola, desenhado nas aulas de Filosofia, em turmas da 1ª série, na Escola Adauto Bezerra, da rede pública estadual de ensino do Ceará, em fevereiro de 2020. A experimentação consistiu na apresentação didática dos conceitos básicos e referenciais teóricos utilizados no capítulo O que é Filosofia? O pensamento reflexivo e a nossa vida, do livro didático adotado na escola - Diálogo: primeiros estudos em Filosofia, Ricardo Melani, editora moderna, 2016. A tessitura metodológica optou pela observação das pinturas oriundas do projeto XIV SABI - AB da DIVERSIDADE - Contra toda forma de intolerância e preconceito, 2019. Ocorreu a discussão de conceitos como: senso comum, racionalidade, atitude filosófica, atitude crítica, atitude reflexiva e filosofia. Dificuldades encontradas: o ato do registro escrito das observações; a elaboração de perguntas e a exposição oral em sala de aula. Os resultados obtidos perpassaram o envolvimento, a participação e o dinamismo da turma no debate; o reconhecimento do potencial cultural e artístico dos estudantes e a proposta de continuidade da ação. A professora Ada Kroef (2021), nas aulas do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) - UFC, lançou disparadores e ensinamentos, pois urge: experimentar o conceito; sentir a sala de aula com arte, ciência e filosofia; cruzar os temas; traçar os arranjamentos coletivos de vida; captar as linhas do devir-estudante sem começo nem fim; marcar os acontecimentos; inventar um currículo-nômade no ensino de filosofia, uma filosofia menor, uma filosofia da diferença. A cartografia cunhada por Gilles Deleuze e Félix Guattari permitiu uma aprendizagem de uma multiplicidade de olhares e saberes, um exercício colaborativo de aproximação do fazer filosofia na escola como invenção e criação de conceitos. Trabalho realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Marilene Banhos Nogueira, M., & Beatriz Gallicchio Kroef, A. (2021). UM ENSAIO CARTOGRÁFICO DA AULA DE FILOSOFIA NA ESCOLA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2388. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75511
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.