A FLEXIBILIDADE E A INDETERMINAÇÃO NA ARQUITETURA: REFLEXÕES NO PROCESSO DO PROJETO ARQUITETÔNICO ATRAVÉS DA TIPOLOGIA “GALPÃO”

Autores/as

  • Joao Victor Marques Viana
  • Bruno Melo Braga

Resumen

O processo de elaboração de um projeto arquitetônico tem, em geral, como uma das primeiras etapas a reflexão de como será atendido o programa de necessidades, juntamente com outros aspectos. Por outro lado, alguns autores veem como uma impossibilidade propor uma postura tão determinada pelo programa no contexto contemporâneo, num mundo que se transforma constantemente. Dessa forma, a indeterminação e a flexibilidade surgem como temas capazes de qualificar o projeto, de maneira a se pensar o objeto de arquitetura, a princípio, como espaço útil que pode contemplar diferentes possibilidades de uso. Visto isso, estas estratégias são aplicadas na metodologia proposta para a disciplina de Projeto Arquitetônico 2 da UFC desde o semestre 2020.1. Desde o início da disciplina, os estudantes são incentivados à leitura e discussão em sala de aula a respeito dessas estratégias e as aplicam no desenvolvimento do projeto. No semestre 2021.1, a tipologia proposta foi o “galpão”, e o programa proposto foi um restaurante popular e um galpão de venda de produtos. Sendo o “tipo”, segundo o autor Giulio Carlo Argan, um “princípio passível de mudanças”, e o programa um conjunto de entidades fixas, essa tipologia não determina tanto o uso do edifício. Assim, os projetos desenvolvidos na disciplina seguiram essa metodologia e foram gerados edifícios com algum grau de abertura e indeterminação nos espaços, permitindo apropriações e mudanças futuras. Apesar de seguirem um mesmo tipo e um mesmo programa, esses projetos fogem de uma determinação excessiva em relação ao programa de necessidades e intensificam sua relação com outros atributos, tais como estrutura, materialidade, inserção urbana e conforto ambiental. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo aprofundar tais conceitos e evidenciar como eles foram aplicados na disciplina, através de alguns projetos desenvolvidos pelos alunos. Espera-se, assim, ampliar a reflexão sobre a existência de diferentes mecanismos para se projetar.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Iniciação à Docência