ATIVIDADES IMPLEMENTADAS DURANTE A MONITORIA DE SEMIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Isabele Faustino Lobo
  • Thayane Ribeiro dos Anjos
  • Cristiana Brasil de Almeida Reboucas

Resumen

INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica tem como objetivo inserir o aluno na formação de outros alunos, estimular o interesse pela docência, além de sanar dúvidas em relação aos conteúdos ministrados nas aulas. Com o advento da pandemia do COVID-19, houve a necessidade de adaptar esse processo de ensino-aprendizagem. Então surgiu a preocupação de reorganizar as atividades para que o método continuasse sendo eficaz. OBJETIVO: Relatar a experiência da implementação de atividades na monitoria da disciplina de semiologia. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência, produzido pelas monitoras de semiologia do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará durante o primeiro semestre de 2021. RESULTADOS: Utilizou-se estratégias de ensino que suprissem a carga teórica e prática da disciplina. As atividades implementadas até o momento foram o uso de monitorias síncronas com o apoio do powerpoint; estudos dirigidos com questões para fixar o assunto e uso de aplicativos como o Socrative e Kahoot para revisão antes de avaliações. As atividades eram enviadas via Whatsapp e organizadas em pastas no Google Drive. Além disso, foram disponibilizados links do Youtube para treinar a ausculta dos sons pulmonares, cardíacos e abdominais como forma de auxiliar na aprendizagem do exame físico. Com a realização dessas atividades e consequente adesão dos alunos, pode-se perceber seus benefícios, já que houveram relatos positivos em relação ao uso dos aplicativos, assim como a contribuição das monitorias síncronas para o conhecimento e a fixação do conteúdo com os estudos dirigidos. Ademais, foi possível proporcionar, para as monitoras, novas vivências no âmbito do ensino, bem como a integração com os alunos da disciplina. CONCLUSÃO: Durante as monitorias percebeu-se a importância de implementar atividades que agreguem conhecimento na formação dos estudantes, auxiliando no aprendizado de conteúdos teóricos e práticos na realidade do ensino remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Iniciação à Docência