COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DA PRAIA DO IDEAL, FORTALEZA/CE
Resumen
As praias são ecótonos entre o ecossistema marinho e o continente, e sujeitas as variações antrópicas e ambientais, as quais influenciarão direta ou indiretamente a estruturas das comunidades aquáticas, destacando-se a fitoplanctônica, primeiro elo da teia alimentar e que assume importância fundamental na dinâmica e na estrutura biológica dos ecossistemas aquáticos, podendo alguns de seus integrantes serem considerados bioindicadores de qualidade da água, um valioso fator para a gestão ambiental. A Praia do Ideal, um local muito atrativo para o veraneio e turismo, estar localizada na orla de Fortaleza, entre a avenida Rui Barbosa e a rua Carlos Vasconcelos, portanto, sofre as ações antrópicas que promovem a instabilidade nos aspectos físicos, químicos e biológicos do local. O objetivo do trabalho é identificar as espécies do fitoplâncton e, a presença de bioindicadores. Coletas quinzenais estão sendo realizadas desde julho e se prolongarão até junho de 2022, sempre nas marés baixa. Filtra-se 100 litros de água, com uma rede de plâncton, concentrados para 10 mL, preservado em formol a 4%, na proporção de 1:1, dos quais são analisadas 10 subamostras de 0,1 mL, em média, em microscópio Callmex® para identificação. A classificação sistemática é baseada em referências pertinentes ao assunto, bem como, consultas a especialistas na área. São obtidos in situ dados de temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH, salinidade e transparência da água, além dos teores de fosfato, amônia e nitrito, usando um Kit. Os resultados preliminares mostram uma água de boa qualidade, com predominância de Cyclotella sp., Aulacosera granulata, Coscinodiscus radiatum, Oscillatoria sp, Chaetoceros compressus, Closterium kuetzingii, Diatoma sp., Navicula spp.. Asterionella formosa, Ceratium hirundinella e Triceratium favus. Os trabalhos continuam.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.