IMPACTOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA AO MEIO AMBIENTE
Resumen
No atual contexto industrial, diversas organizações buscam otimizar a produção e reduzir custos para maximizar lucros. Contudo o aumento da produção tem resultado no incremento de emissões de gases de efeito estufa. Tendo em vista o aumento de quase 17% das emissões totais no Brasil, no período de 1990 a 2019, segundo o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), faz-se necessário destacar o impacto das indústria ao meio ambiente. Enquanto os processos produtivos são reavaliados, visto que o desenvolvimento sustentável tem determinado o posicionamento do Brasil no âmbito internacional, facilitando ou dificultando futuras relações comerciais e diplomáticas, através do desempenho ambiental da indústria brasileira é possível obter competitividade no mercado internacional. Assim, haja vista que os processos energéticos e industriais correspondem a aproximadamente 25% da produção de gases, tendo a região Sudeste sido responsável pela maior parte das emissões no setor, é evidente a necessidade de uma reforma produtiva. Dessa forma, o trabalho busca enfatizar a relação entre Indústria e o Meio-Ambiente, dado a grande quantidade de gases emitidos nos últimos anos de forma direta e indireta (energia), como também, categorizar as emissões por categoria, no que diz respeito aos processos industriais como: emissões de HFCs (hidrofluorcarbonetos), indústria química, produtos minerais, produção de metais, uso não-energético de combustíveis/uso de solventes e uso de SF6 (hexafluoreto de enxofre). Desse modo, através da análise dos indicadores de emissões, é possível verificar que o uso intensivo dos fatores produtivos tem se mostrado cada vez mais impactante ao meio ambiente, gerando diversas consequências negativas no âmbito ambiental, como também, econômico e comercial.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.