RELATÓRIO SOBRE CASOS DE LES E AR NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA APLICADA: AVALIAÇÃO ENTRE PARES.

Autores/as

  • Vitoria Carla Carvalho
  • Alberto de Macedo Freire Neto
  • Emanuel Matheus de Brito Batista
  • Aparecida Tiemi Nagao Dias

Resumen

INTRODUÇÃO: Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e a Artrite Reumatóide (AR) são doenças autoimunes sistêmicas, cujas manifestações clínicas se assemelham em alguns aspectos, como o acometimento de articulações, no entanto, distinguem-se completamente em termos de diagnóstico e acompanhamento terapêutico. Na disciplina de Imunologia aplicada, curso de Farmácia, sempre são propostos casos clínicos para leitura e discussão. Percebe-se, no entanto, alguma dificuldade no aprendizado devido à complexidade dos temas. OBJETIVO: Avaliar se o julgamento dos relatórios sobre casos clínicos de LES e AR por pares auxilia no aprendizado do tema. METODOLOGIA: A atividade constituiu-se de duas etapas. 1) Uma dupla apresenta um relatório sobre os casos clínicos propostos; 2) A mesma dupla avalia criticamente o relatório de outra dupla. Em seguida, aplicou-se um questionário de avaliação. RESULTADOS: 41 dos 53 alunos (77,3%) responderam às perguntas: “O quanto a análise dos casos clínicos auxiliou no aprendizado sobre LES e AR (escala de 0 a 5)?” 73,2% responderam “5”; “O quanto avaliar o relatório dos colegas ajudou no aprendizado do conteúdo?”61% responderam “5” e 22% responderam “4”; “Fazer uma avaliação crítica do relatório dos colegas estimulou você a buscar mais sobre os temas de LES e AR?” 65,9% responderam “sim, estimulou bastante”; “Saber que seu relatório seria avaliado por seus colegas estimulou você a fazer um trabalho mais completo, pesquisando mais sobre o conteúdo?” 68,3% responderam “sim, estimulou bastante”; “Você indicaria essa forma de atividade para outros semestres?” 85,4% responderam “sim” e 14,6% “não”. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que, apesar de se tratar de uma atividade extensa, ela contribuiu para o aprendizado e para o estímulo pela busca de mais informações sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Iniciação à Docência