UTILIZAÇÃO DE FLASHCARDS PARA O ESTUDO DA HISTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA
Resumen
Desde a chegada da pandemia de COVID-19 ao Brasil que a maioria das universidades federais aderiram ao ensino remoto e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tornaram-se uma importante ferramenta para as práticas educativas. Dessa maneira, dispor de recursos extras para aprimorar o aprendizado constitui uma estratégia para suprir lacunas no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Além disso, os estudantes de Medicina são expostos a uma grande carga de conteúdo teórico no primeiro ano do curso, o que progride naturalmente em esquecimento das informações ao longo do estudo, principalmente se não houver tempo hábil para revisões. Aliado a isto, apenas o uso de técnicas de estudo passivo, como assistir aula e ler o texto-base, acarreta em menor retenção do conhecimento se comparado a metodologias ativas. Neste sentido, este projeto tem como proposta uma abordagem complementar ao estudo da histologia por meio de Flashcards digitais, desenvolvendo uma metodologia de estudo ativo e repetição espaçada para os alunos do 1º semestre de Medicina da UFC. A metodologia será realizada por meio do programa Anki, que consiste em um sistema de repetição espaçada com flashcards, que prioriza as questões menos acertadas pelos estudantes a serem respondidas no programa, aprimorando o processo de aprendizagem, em meio a ampla quantidade de saber exigido dos alunos. Após a divulgação do método e captação do contato dos estudantes interessados, um dia após cada aula de histologia do módulo de Sistema Nervoso será enviado, via e-mail, o conjunto dos flashcards referente à matéria dada em aula. Ao fim do módulo, um questionário online será enviado para cada aluno participante para avaliar a opinião dos estudantes sobre a metodologia de aprendizagem e sua efetividade. Atualmente, 38 alunos do 1° semestre de medicina da UFC se interessaram em receber e usar os flashcards durante o módulo de Sistema Nervoso, que ainda está em curso, assim como este trabalho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.