VÍDEO-AULA SOBRE ANATOMIA INTERNA E EXTERNA DE UM CARANGUEJO (DECAPODA, BRACHYURA)
Resumen
As aulas de Zoologia são elementos fundamentais para os cursos da área de Ciências Biológicas. As instituições de ensino superior se utilizam de várias ferramentas para o ensino dessa matéria, dentre estas estão as aulas práticas, que são de grande importância para a fixação do conteúdo visto nas aulas teóricas. Durante o período da pandemia do novo coronavírus, as aulas práticas presenciais em laboratório foram canceladas, o que impossibilitou o contato de muitos alunos com os materiais da coleção didática de Zoologia. O trabalho descrito a seguir teve como objetivo minimizar a ausência destas aulas para os alunos das disciplinas de Invertebrados II e Zoologia Básica. Elaborou-se uma vídeo-aula onde foi detalhada a morfologia interna e externa de um caranguejo (Decapoda, Brachyura), utilizando para tal um exemplar conservado, componente da coleção do Laboratório Didático de Zoologia. Este animal foi escolhido devido a sua importância comercial e a relativa popularidade dos crustáceos, além de ser possível evidenciar algumas características morfológicas que vão além do subfilo como, por exemplo, as pernas articuladas características de artrópodes. Para a execução deste projeto foram utilizados: uma câmera de celular, tripé, pinças, tesoura e álcool 70%. O celular foi acoplado no tripé, liberando assim as mãos para a manipulação do animal utilizando as pinças, foram identificados os componentes externos do animal e em seguida, com o auxílio da tesoura, o animal foi cuidadosamente aberto para que fosse realizada a descrição de sua anatomia interna. Através desta aula os alunos poderão ver as características que classificam o animal, desde seu filo até sua ordem, como por exemplo a presença de cinco pares de pernas articuladas e a presença de dois pares de antenas, aspectos estes que são importantes de serem ensinados aos alunos e que poderão ser facilitados por meio desta vídeo-aula, proporcionando aos discentes uma experiência aproximada à das aulas presenciais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.