DANÇA(S) DO(S) VENTRE(S): UMA PROPOSIÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Mayara de Souza
  • Vitoria Lima Camelo
  • Emyle Pompeu de Barros Daltro
  • Paulo Sergio Caldas de Almeida

Resumen

Chamamos de processo pedagógico fragmentado e alienado o que tece danças que parecem desconsiderar experiências do corpo na relação com questões e tensões do tempo presente. Isso pode ser despotencializador da criação em dança. Quando se pautam, por exemplo, por determinado padrão de feminilidade, fixando-o como único, as praticantes da dança do ventre tendem a se conectar com esse ideal ainda resistente, portanto atual, de um modo específico de ser mulher. Essa conexão restringe o pertencimento a um grupo, impossibilitando que outros padrões de corpo, de comportamento e de relação entre pessoas e mundo sejam acessados. Nossa ideia foi criar uma proposição metodológica mais abrangente em referências corporais e conceituais, a partir das vivências com ensino/aprendizagem em dança do ventre em Fortaleza. Desse modo, propusemos uma aula online de 40 minutos que consistiu em uma apresentação teórico-histórica de como a dança do ventre acontece a partir de seu processo de transnacionalização e uma parte prática em que pudemos experimentar movimentações iniciadas pelo quadril a partir de desenhos abstratos que foram criados. Esses desenhos foram feitos em papel com caneta e/ou lápis de cor numa escrita única e contínua para que pudessem ser lidos com movimentações pela bacia. Durante a experimentação desses desenhos/movimentos instigamos, a partir da fala, que os movimentos do tronco, braços, e posteriormente cabeça, pudessem vir desse desenho/movimento inicial com a bacia. Viabilizou-se, assim, uma dança do ventre de corpo inteiro, abrindo espaço para autonomia e criações de referências corporais plurais, uma vez que não havia um modelo de movimento a ser reproduzido. Uma dança do ventre desvinculada das normas de gênero e da imagem heteronormativa do que é feminino possibilita a identidade e conexão do aluno com a sua realidade cultural, de modo que o aprendiz perceba que a dança é uma produção do pensar/fazer de várias sociedades, articulando tempos e espaços diversos.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

, M. de S., Lima Camelo, V., Pompeu de Barros Daltro, E., & Sergio Caldas de Almeida, P. (2021). DANÇA(S) DO(S) VENTRE(S): UMA PROPOSIÇÃO PEDAGÓGICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4284. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77368

Número

Sección

XIV Encontro de Experiências Estudantis