PODCAST COMO FERRAMENTA PARA POPULARIZAÇÃO DA FILOSOFIA

Autores/as

  • Rafael Douglas Sousa de Andrade
  • Samantha Mourão Farias
  • Inácio José de Araújo da Costa
  • Francisca Galileia Pereira da Silva

Resumen

Este trabalho busca relatar a experiência e o aprendizado envolvidos na produção de podcasts durante a quarentena de 2020-2021 cujo objetivo foi a disseminação de conteúdo filosófico para o público geral. A atividade é contínua e faz parte do projeto de extensão “D’IA-Logos”, que busca ampliar a discussão acerca das implicações do avanço tecnológico computacional nas relações humanas. Com o nome de “D’IA-Logos na Web”, o podcast já abordou temas como fake news como ameaça a democracia; discurso de ódio em redes sociais; humano como um ser informacional; neutralidade dos algoritmos; entre outros, aproximando a teoria filosófica acadêmica dos debates e embates cotidianos. O objetivo nunca foi levar uma aula formal aos ouvintes, mas sim realizar o exercício filosófico junto ao público, questionando a realidade como nos é posta e estimulando a criticidade. A fim de viabilizar essa proposta, foram realizadas pesquisas sobre ferramentas de edição de áudio, bem como de edição de imagens para a produção das artes de capa e de divulgação. A curva de aprendizagem não foi impeditiva para a execução das tarefas, porém dificultou a adesão de mais pessoas ao grupo executor. A execução dessa ação se mostrou oportuna no contexto atual de distanciamento social trazido pela pandemia de covid-19, uma vez que fornece conteúdo de qualidade atendendo uma demanda que cresce exponencialmente (de 17 mil ouvintes de podcast no Brasil em 2019 para mais de 34 mil em 2021, segundo dados da PodPesquisa Produtor 2020/2021 da Associação Brasileira de Podcasters). Os episódios, que vão ao ar quinzenalmente às quartas-feiras, dão vazão a conversas complexas que abrem as portas para um universo que o público externo à universidade tem pouco acesso. Muito além de um objeto de entretenimento, o podcast pode se configurar como ferramenta educativa e democrática, com potencial de ampliar o alcance do debate filosófico e acadêmico para um público que está fora das salas de aula das IES.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Douglas Sousa de Andrade, R., Mourão Farias, S., José de Araújo da Costa, I., & Galileia Pereira da Silva, F. (2021). PODCAST COMO FERRAMENTA PARA POPULARIZAÇÃO DA FILOSOFIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4357. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77441

Número

Sección

XIV Encontro de Experiências Estudantis