USO DA ESTRATÉGIA DE GRUPO TUTORIAL PARA APRENDIZAGEM DE IMUNOLOGIA NO CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Felipe Hugo Mesquita de Paula
  • Lara Thays Araujo Sousa Torres
  • Rafaelle Bezerra Colares
  • Lilia Maria Carneiro Camara

Resumen

INTRODUÇÃO: O grupo tutorial, composto por 6 a 8 alunos e um tutor, une abordagens pedagógicas ao utilizar a metodologia ativa, em que os discentes são levados ao pensamento crítico e aos seus conhecimentos prévios por meio da apresentação de um problema, que deve ser trabalhado e resolvido em grupo. Contudo, essa atividade que inicialmente era realizada de forma presencial, precisou ocorrer de forma remota devido à pandemia de COVID-19. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na disciplina de Imunologia Aplicada à Enfermagem com a utilização do grupo tutorial como estratégia de aprendizagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, em modalidade de relato de experiência, sobre as atividades realizadas em grupos tutoriais durante 14 reuniões entre os dias 14 de Maio e 13 de Agosto de 2021. Essa atividade foi composta por 3 etapas: apresentação e análise em grupo de um caso clínico, estudo individual e a resolução do caso clínico. Durante os momentos em grupo havia a presença de um tutor, o qual era um docente da disciplina que orientava a discussão e propunha a escolha de um coordenador e um relator, em que o primeiro deveria monitorar o andamento das reuniões e o segundo deveria anotar todas as hipóteses dos participantes sobre o caso, bem como auxiliar na construção de um mapa conceitual na plataforma CmapTools. Ao fim da formação do mapa conceitual, ele deveria ser compartilhado com o docente para fins avaliativos. RESULTADOS: Mesmo com as reuniões executadas de forma remota devido à pandemia, o ensino foi facilitado e efetivado pelo grupo tutorial, o que foi evidenciado pelo ótimo desempenho e notas dos discentes. CONCLUSÃO: Os grupos tutoriais na disciplina de Imunologia Aplicada à Enfermagem teve sua eficiência em facilitar o processo de ensino-aprendizagem, além disso, foi um momento bastante enriquecedor e que desenvolveu habilidades dos alunos, como responsabilidade, pontualidade e independência no estudo.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Hugo Mesquita de Paula, F., Thays Araujo Sousa Torres, L., Bezerra Colares, R., & Maria Carneiro Camara, L. (2021). USO DA ESTRATÉGIA DE GRUPO TUTORIAL PARA APRENDIZAGEM DE IMUNOLOGIA NO CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4391. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77475

Número

Sección

XIV Encontro de Experiências Estudantis