ANÁLISE DE PERSONALIDADE DOS ESTUDANTES CALOUROS NO DETI-CT-UFC
Resumen
Atualmente há vários testes de personalidades, vocacionais e psicológicos disponíveis, gratuitos e pagos, que podem ser empregados para traçar um perfil sócio-emocional-vocacional dos alunos dos cursos de engenharias. Dessa forma, possibilitando conhecer melhor os alunos que optam por cursar alguns cursos de engenharia. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar mudanças nas personalidades dos alunos ingressantes participantes. O intuito é fazer análises gerais, como tipos de personalidades predominantes nos cursos, perfil de um aluno de engenharia recém-ingresso, e como esse perfil sofre alteração ao longo de um e/ou dois anos de curso, ao longo do período de conteúdos básicos, e como essa alteração impacta na permanência ou desistência (evasão) do curso, durante o período pandêmico e pós-pandêmico. Para isso, serão utilizados dois testes, inicialmente: o teste das 16 personalidades, o qual elenca 16 diferentes personalidades, cada uma com características diferentes; e o do Gamification – “Que tipo de ‘gamer’ você é?!”, que separa 5 tipos de jogadores, com aspectos que servem para diferenciar grupos de pessoas. Os alunos participantes são do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) do Centro de Tecnologia (CT) da UFC: Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação. A partir dos resultados obtidos, pretende-se, em conjunto com as coordenações dos cursos participantes, definir ações para minimização na taxa de evasão e auxiliar os alunos pré-SISU na escolha do curso.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
, E. da R., Vinícius Liberato Oliveira Siebra, A., & Batista Rosa Silva, J. (2021). ANÁLISE DE PERSONALIDADE DOS ESTUDANTES CALOUROS NO DETI-CT-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4605. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77689
Número
Sección
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
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