ARTIGO DO PETCOM SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES ACERCA DO DEBATE DECOLONIAL NA COMUNICAÇÃO

Autores/as

  • Sofia Isis Dutra Rocha
  • Clarice Canuto
  • Rodrigo Salviano
  • Robson da Silva Braga

Resumen

O Intercom é um Congresso Nacional de Comunicação que mobiliza estudantes e pesquisadores para a produção acadêmica em torno de temáticas. Este ano, a edição acontecerá remotamente, com a temática "Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania", remetendo a Paulo Freire. Assim, relacionando a temática e pensando na continuidade do projeto de pesquisa acerca da inserção de uma bibliografia decolonial nos cursos de Publicidade e de Jornalismo da UFC, o PET de Comunicação Social se organizou internamente para inscrever um artigo no Intercom - 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - referente à pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2019 dentro dos cursos em questão. No artigo, discorremos sobre as análises da última etapa da pesquisa: a aplicação de formulários com professores e alunos para cruzamento de dados. O objetivo foi ampliar o alcance dos resultados da pesquisa para dialogar com outros pesquisadores de outras universidades. Para a produção do artigo em questão, cada integrante contribuiu em um tópico com a mentoria do tutor do PETCom, no intuito de ser um trabalho coletivo desde o início da pesquisa até culminarmos com a submissão no Intercom. Como resultado, o artigo foi aceito para o Congresso Nacional e vai ser apresentado em outubro de 2021 pelos petianos responsáveis, de forma a estabelecer mais pontes que se debrucem sobre as discussões decoloniais e “epistemologias do sul” na academia.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Isis Dutra Rocha, S., Canuto, C., Salviano, R., & Braga, R. da S. (2021). ARTIGO DO PETCOM SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES ACERCA DO DEBATE DECOLONIAL NA COMUNICAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4609. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77693

Número

Sección

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial