“NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA”: ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES DO PET BIOLOGIA UFC NO PLANEJAMENTO DE 2021

Autores/as

  • Milena Pereira Brandao
  • Victoria Mariana Santos Alves
  • Luis Eduardo Melo Araujo
  • Erika Freitas Mota

Resumen

Uma das premissas do Programa de Educação Tutorial (PET) é promover formação integral e de excelência. Com isso, os grupos devem planejar as atividades anuais contemplando ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho visa identificar as adaptações realizadas nas atividades do planejamento anual de 2021 do PET Biologia da Universidade Federal do Ceará, bem como refletir sobre os aspectos positivos, as dificuldades e perspectivas. Para tanto, foi feita uma leitura exploratória do planejamento anual e relatórios parciais das atividades já executadas. A análise foi feita por petianas recém-ingressas nesse período remoto, e contou com a revisão de petiano que participou de planejamentos em períodos anteriores ao da pandemia. Das 36 atividades cadastradas, 13 abrangem o eixo do ensino; 7 atividades de extensão, mas também relacionadas com pesquisa coletiva e divulgação científica; 14 pesquisas individuais em áreas de afinidade e formação, além de 2 atividades que contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. O formato das atividades de ensino foi diretamente impactado, sendo adaptado para o meio remoto. Um aspecto positivo é que algumas destas tiveram alcance nacional, maior número de inscritos e contou com ministrantes de fora do Ceará, mas por outro lado, foi relatada maior evasão nos cursos ofertados. Já as pesquisas individuais de caráter experimental e de campo foram suspensas, algumas têm sido retomadas aos poucos e outras substituídas por pesquisas no campo teórico. Em relação à extensão, as ações foram planejadas e adaptadas ao ambiente virtual. Uma diferença marcante é que as ações de extensões nas escolas ocorreram de forma síncrona, em 2021, quando no mesmo período em 2020, foram executadas de forma assíncrona pela dificuldade de comunicação e adaptação das escolas ao remoto. Nesse contexto, constata-se que apesar dos desafios, as atividades cadastradas vêm sendo realizadas com êxito, podendo ser acompanhadas nas redes sociais do PET, como o Instagram e YouTube.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Pereira Brandao, M., Mariana Santos Alves, V., Eduardo Melo Araujo, L., & Freitas Mota, E. (2021). “NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA”: ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES DO PET BIOLOGIA UFC NO PLANEJAMENTO DE 2021. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4686. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77770

Número

Sección

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial