PET E CRIATIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DO PET PEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DAS BOLSISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumen
A criatividade é um importante meio para se destacar frente ao objetivo almejado, por meio da qual se pode conhecer o subjetivo das pessoas mediante suas ideias e pensamentos. Ademais, nos dias atuais, é percebida uma maior demanda na procura de pessoas criativas, o que faz com que o educador sempre esteja disposto a se reinventar. Com isso, o presente resumo tem a finalidade de compreender a importância do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará como fator principal do exercício da criatividade das bolsistas, além de comparar o exercício da criatividade antes e depois de entrar no Programa, identificar as ações e possibilidades criativas que as bolsistas exercem no Programa de Educação Tutorial de Pedagogia e descrever quais aprendizagens criativas advindas do Programa as bolsistas querem levar para a sua prática pedagógica. O resumo foi produzido por meio de uma pesquisa de levantamento com caráter semiestruturado, realizada através de um formulário on-line, contando com a participação de sete bolsistas. Dessa maneira, ressaltou-se que o Programa serviu para fluir mais a criatividade das bolsistas, tendo sido citadas experiências com o aplicativo Canva, criação de podcast, escrita de poemas, artes, cartazes e legendas para o Instagram, oficina de fanzine e artes em papel colorido, fazendo flores, borboletas e caixas para presentes. Para mais, é observado o importante papel do Programa de Educação Tutorial no exercício da criatividade, possibilitando interações, espaço e liberdade para a criação. Por fim, ressaltou-se a grande importância do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará como um potencial estimulador criativo para as bolsistas, visto que estão sempre se transformando para suprir as novas demandas presentes no cotidiano universitário.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Maria Regino Moreira, A., Pereira, A. do N., Kelly Rocha da Silva, M., Maria Maier, C., Lima de Carvalho, S., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). PET E CRIATIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DO PET PEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DAS BOLSISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4718. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77802
Número
Sección
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.