Desafios da acessibilidade no EAD.

Autores/as

  • Matheus Henrique Rodrigues Barbosa
  • Fernando Rodrigues de Almeida Júnior

Resumen

O presente trabalho tem como intuito relatar e analisar situações e dificuldades enfrentadas por um aluno da graduação que faz uso de tecnologias assistivas para deficientes visuais diariamente. Por meio desta análise, podemos concluir que ainda existem vários pontos que dificultam o aprendizado e a interação e necessitam de correção dentro do meio universitário. Dentre estes problemas, podemos destacar a escassez de material e plataformas pouco acessíveis. Assim, muito do que foi trabalhado durante esses meses era relacionado a utilização de ferramentas e navegação em sites auxiliares ao estudo. Outro ponto importante é que neste período pandêmico, a comunicação sofreu um impacto, restringindo-se a trocas de e-mails ou chamadas de vídeo, o que trouxe uma lentidão a dinâmica de relacionamento entre o bolsista e o beneficiário. Certamente essa lentidão foi prejudicial no desenvolvimento do projeto, mas não impediu a execução das atividades. Ainda vale ressaltar a dificuldade dos docentes perante essa situação, já que muitos deles nunca haviam lidado diretamente com tais circunstâncias. Como resultado da análise sobre o que foi executado, conclui-se que ainda há muito o que ser desenvolvido para que realmente haja a integração de alunos com certas limitações. Mas já há dentro da universidade medidas que amparam o aluno, a exemplo da alocação de um graduando para uma função de auxílio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Henrique Rodrigues Barbosa, M., & Rodrigues de Almeida Júnior, F. (2021). Desafios da acessibilidade no EAD. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 95. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79462

Número

Sección

V Encontro de Iniciação Acadêmica