AVALIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO À EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC - CAMPUS SOBRAL
Resumen
Introdução - O Espaço Novo Acadêmico (ENA) foi criado pelos discentes de medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral com o intuito de fornecer a melhor preparação possível para estudantes de baixa renda. Caracteriza-se por ser um cursinho pré-vestibular que possui 32 professores voluntários, 5 coordenadores, 80 alunos e uma orientadora. Em 2020, devido à pandemia, as atividades aconteceram majoritariamente a distância, por meio de plataformas virtuais que possibilitaram a transmissão de conhecimento. Objetivo - Analisar o desempenho dos alunos no decorrer do ano e estimar sua percepção quanto ao cursinho, às aulas e às atividades enviadas remotamente. Metodologia - Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se uma pesquisa em forma de questionário na plataforma virtual Google Forms. 36 estudantes do projeto foram indagados quanto: ao nível de esforço, aprendizado com as atividades enviadas e à habilidade e receptividade dos professores durante o ano. Resultados - Quando ao nível de esforço próprio, 11,11% consideraram "excelente", 36,11% "muito bom", 38,88% "moderado", 13,88% "fraco" de 0% "muito fraco". Quanto ao aprendizado com as atividades enviadas, 58,33% consideraram "satisfatório", 30,55% "moderado" e 11,11% "insatisfatório". Sobre a habilidade e receptividade, 97,22% consideram os professores hábeis e receptivos e 2,77% não souberam responder. Conclusão - Apesar da habilidade e da receptividade dos professores remotamente ser reconhecida pela imensa maioria dos estudantes, 41,66% dos alunos não julgaram seu nível de aprendizado satisfatório. Ademais, mais da metade dos participantes consideraram seu nível de esforço moderado ou fraco.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Soares de Alencar, E., Fernandes, Hellen Gomes Fernandes, Iury Abreu Guerra, Thales Davi Domingos da Silva, S. da C., & Roberta Macedo de Sousa, C. (2021). AVALIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO À EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC - CAMPUS SOBRAL. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 163. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79530
Número
Sección
XXIX Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.