Uso do Instagram para ensino de Semiologia Médica na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, na pandemia de COVID-19: relato de experiência e revisão integrativa.

Autores/as

  • Lúcio Soares e Silva Neto
  • Deisilana Carolaine da Silva Chagas, Anna Luísa Ramalho Johannesson, Gisele Lima Oliveira Medeiros, Pedro Henrique Duarte Moreira
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumen

Introdução: Dentre os recursos para minimizar o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino, a monitoria de Semiologia Médica da UFC/Sobral utilizou o Instagram©, facilmente acessado por smartphones, responsáveis por 97% do acesso à internet no Brasil. Foi criada conta específica, solicitando-se que, semanalmente, os alunos postassem vídeos executando as manobras do sistema em questão, com o monitor comentando as postagens e dando feedback sobre a execução, podendo tanto os vídeos quantos os comentários ser vistos pelos demais alunos. O perfil funcionou entre agosto e outubro de 2020, como prática da monitoria para 4 alunos da disciplina. Objetivo: Analisar a utilização mídias sociais na Educação Médica a partir da literatura especializada. Metodologia: Revisão integrativa por meio do PubMed, utilizando os descritores social media e medical education. Encontrou-se 756 artigos, mas apenas 5 foram selecionados com base nos critérios de inclusão/exclusão. Resultados: Os pontos positivos observados foram o engajamento e o incentivo à criatividade. O uso de mídias sociais já está em vigor no ensino especializado. Um estudo explora o uso desses recursos para ensino e troca de experiências em cirurgia minimamente invasiva, em que há produção e disponibilização de vídeos dos procedimentos para fins educacionais. Entretanto, os estudos indicam que podem surgir alguns obstáculos na implementação desses recursos, como problemas técnicos, propensão à adicção e à distração. Conclusões: As mídias digitais são importante forma de aprimorar o engajamento e o aprendizado dos alunos no ensino remoto emergencial. Contudo, deve-se buscar formas de minimizar os possíveis prejuízos citados, além de que essa estratégia necessita de mais estudos que mostrem sua eficácia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXIX Encontro de Iniciação à Docência