Uso do Instagram para ensino de Semiologia Médica na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, na pandemia de COVID-19: relato de experiência e revisão integrativa.
Resumen
Introdução: Dentre os recursos para minimizar o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino, a monitoria de Semiologia Médica da UFC/Sobral utilizou o Instagram©, facilmente acessado por smartphones, responsáveis por 97% do acesso à internet no Brasil. Foi criada conta específica, solicitando-se que, semanalmente, os alunos postassem vídeos executando as manobras do sistema em questão, com o monitor comentando as postagens e dando feedback sobre a execução, podendo tanto os vídeos quantos os comentários ser vistos pelos demais alunos. O perfil funcionou entre agosto e outubro de 2020, como prática da monitoria para 4 alunos da disciplina. Objetivo: Analisar a utilização mídias sociais na Educação Médica a partir da literatura especializada. Metodologia: Revisão integrativa por meio do PubMed, utilizando os descritores social media e medical education. Encontrou-se 756 artigos, mas apenas 5 foram selecionados com base nos critérios de inclusão/exclusão. Resultados: Os pontos positivos observados foram o engajamento e o incentivo à criatividade. O uso de mídias sociais já está em vigor no ensino especializado. Um estudo explora o uso desses recursos para ensino e troca de experiências em cirurgia minimamente invasiva, em que há produção e disponibilização de vídeos dos procedimentos para fins educacionais. Entretanto, os estudos indicam que podem surgir alguns obstáculos na implementação desses recursos, como problemas técnicos, propensão à adicção e à distração. Conclusões: As mídias digitais são importante forma de aprimorar o engajamento e o aprendizado dos alunos no ensino remoto emergencial. Contudo, deve-se buscar formas de minimizar os possíveis prejuízos citados, além de que essa estratégia necessita de mais estudos que mostrem sua eficácia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.