A CAPACITAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS PELO CAPÍTULO ESTUDANTIL AICHE-UFC ALIANDO A SAÚDE MENTAL COM AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Autores/as

  • Samia Dantas de Freitas Sampaio
  • Victor Silvestre da Silva
  • Gabriel Lima
  • Celio Loureiro Cavalcante Junior

Resumen

O Capítulo Estudantil do American Institute of Chemical Engineers (AIChE-UFC) foi idealizado com a missão de desenvolver projetos durante a graduação de alunos de engenharia, em especial a Engenharia Química, que ampliassem sua visão sobre engenharia e vida acadêmica, capacitando seus membros a se desenvolverem e causarem impactos nos meios acadêmico e profissional. Sobre as atividades do capítulo são abordados temas não usualmente debatidos em sala de aula, como o projeto “SAVE”, que organiza rodas de conversa e palestras com os temas de Saúde mental, Autocuidado, Valorização à Vida e Empoderamento, a fim de reduzir os diversos preconceitos em pauta. Essas ações levantam pontos de aceitação e responsabilidade emocional, que englobam a vivência dos estudantes no cotidiano universitário, balanceando fatores pessoais destes com as demandas do curso, propondo palestras com psicólogos, momentos de integração, rodas de conversa e outras atividades estabelecem um olhar empático para com tais temáticas no Centro de Tecnologia. Em adição, o AIChE atua na aproximação com o mercado de trabalho, através do projeto “Cenário EQ”, organizando entrevistas com estagiários e representantes de empresas e indústrias locais, possibilitando a compreensão da vivência empresarial, jornada de trabalho e corporativa atreladas a isso. Assim, fica claro que os esforços do Capítulo Estudantil AIChE-UFC nessas ações se faz satisfatório, pois são tratadas questões dentro e fora da graduação, na parte pessoal e profissional dos futuros engenheiros, de modo a capacitar os alunos mantendo-os em dinâmicas de grupo. No “Cenário EQ”, o impacto foi o de mudar várias perspectivas dos estudantes sobre o mercado que cerca a engenharia, incentivando sua entrada no âmbito industrial. No “SAVE” o impacto se concentra em auxiliar a inserção de temas psicossociais dentro da academia, desde as pautas individuais dos alunos até suas vivências profissionais quanto aos desafios que o mercado impõe ao ser social.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Dantas de Freitas Sampaio, S., Silvestre da Silva, V., Lima, G., & Loureiro Cavalcante Junior, C. (2022). A CAPACITAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS PELO CAPÍTULO ESTUDANTIL AICHE-UFC ALIANDO A SAÚDE MENTAL COM AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 845. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85598

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica