BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE ACERVOS ACESSÍVEIS.

Autores/as

  • Kammilly Vitoria Araujo Aguiar
  • Carlos Daniel Moura Silva
  • Clemilda dos Santos Souza
  • Giordana Nascimento de Freitas E Silva

Resumen

Após a implementação da política de cotas, em 2018, houve um grande aumento no ingresso de alunos com deficiência no ensino superior, surgindo então, uma ampliação na demanda por material em formato acessível em resposta a este crescimento. Com efeito, a Universidade Federal do Ceará (UFC) visando desenvolver acervos em formatos acessíveis está inserida em redes colaborativas a nível local (estadual / Sistema de Bibliotecas da UFC por meio da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência - SAPD e demais núcleos de acessibilidade) e nacional (Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados - REBECA). A metodologia proposta pela SAPD está centralizada em dois eixos de atuação que estão sendo realizados, a fim de promover o pleno atendimento do público em foco: a) Desenvolvimento de acervo acessível mediante o estudo das bibliografias dos cursos de graduação e pós-graduação da UFC, formas de aquisição, armazenamento, representação e preservação da informação em meio digital e b) Intercâmbio de obras em formato acessível e cooperação técnica entre instituições de ensino superior no país. É nesse cenário de atuação que o projeto intitulado “Biblioteca universitária, inovação, inclusão e acessibilidade na formação de acervos acessíveis” está sendo desenvolvido. Nessa perspectiva, os bolsistas se mantêm incluídos num processo de capacitação para uso efetivo dos sistemas e recursos de informação que têm oportunizado a realização dos intuitos descritos. Logo, entre outras ações, os bolsistas estão participando da elaboração do Catálogo da Rede REBECA que contempla, entre outras, as obras acessíveis da UFC, bem como desenvolvido pesquisas referentes à preservação dessas coleções. Portanto, nessa perspectiva, ponderamos que o desenvolvimento do presente projeto tem colaborado de forma pertinente para implementação da política de inclusão no Sistema de Bibliotecas da UFC e, para a satisfação das necessidades de informação do público em questão.

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Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Vitoria Araujo Aguiar, K., Daniel Moura Silva, C., Souza, C. dos S., & Nascimento de Freitas E Silva, G. (2022). BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE ACERVOS ACESSÍVEIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 915. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85669

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica