BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE ACERVOS ACESSÍVEIS.
Resumen
Após a implementação da política de cotas, em 2018, houve um grande aumento no ingresso de alunos com deficiência no ensino superior, surgindo então, uma ampliação na demanda por material em formato acessível em resposta a este crescimento. Com efeito, a Universidade Federal do Ceará (UFC) visando desenvolver acervos em formatos acessíveis está inserida em redes colaborativas a nível local (estadual / Sistema de Bibliotecas da UFC por meio da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência - SAPD e demais núcleos de acessibilidade) e nacional (Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados - REBECA). A metodologia proposta pela SAPD está centralizada em dois eixos de atuação que estão sendo realizados, a fim de promover o pleno atendimento do público em foco: a) Desenvolvimento de acervo acessível mediante o estudo das bibliografias dos cursos de graduação e pós-graduação da UFC, formas de aquisição, armazenamento, representação e preservação da informação em meio digital e b) Intercâmbio de obras em formato acessível e cooperação técnica entre instituições de ensino superior no país. É nesse cenário de atuação que o projeto intitulado “Biblioteca universitária, inovação, inclusão e acessibilidade na formação de acervos acessíveis” está sendo desenvolvido. Nessa perspectiva, os bolsistas se mantêm incluídos num processo de capacitação para uso efetivo dos sistemas e recursos de informação que têm oportunizado a realização dos intuitos descritos. Logo, entre outras ações, os bolsistas estão participando da elaboração do Catálogo da Rede REBECA que contempla, entre outras, as obras acessíveis da UFC, bem como desenvolvido pesquisas referentes à preservação dessas coleções. Portanto, nessa perspectiva, ponderamos que o desenvolvimento do presente projeto tem colaborado de forma pertinente para implementação da política de inclusão no Sistema de Bibliotecas da UFC e, para a satisfação das necessidades de informação do público em questão.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Vitoria Araujo Aguiar, K., Daniel Moura Silva, C., Souza, C. dos S., & Nascimento de Freitas E Silva, G. (2022). BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE ACERVOS ACESSÍVEIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 915. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85669
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.