LUGARES DE MEMÓRIA A PARTIR DE FOTOBIOGRAFIAS DO POÇO DA DRAGA
Resumo
Participar do Projeto Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais, me possibilitou conhecer uma narrativa que até então não passava de teórica, a memória colocada em confronto. O Poço da Draga, comunidade que possui mais de 116 anos de história, surge em torno do primeiro porto de Fortaleza, local da velha Ponte, símbolo bastante afetivo da comunidade. Atualmente, a Ponte encontra-se em processo de tombamento como patrimônio pelo IPHAN, após uma tentativa frustrada de derrubá-la. Nosso objetivo é fazer pensar a situação do nosso patrimônio, tanto material como imaterial. Como um marco histórico de Fortaleza, um bem com mais de um século de história, símbolo de uma comunidade, poderia ir ao chão assim? Tal projeto, apenas evidencia o descaso com o patrimônio afetivo da cidade, e a forma como o poder público se omite de sua responsabilidade, uma vez que tal bem já deveria estar protegido a muitos anos, garantindo o acesso da população de forma segura. Quando evidenciamos Territórios de Memória, base teórica a partir do autor Michael Pollack, juntamente da questão de narrativas evidenciadas pela orientadora, podemos perceber a ligação entre o objeto e a população, no caso do Poço, devemos levar em conta a vivência populacional, uma vez que suas histórias estão intrinsecamente ligadas. Por meio, de entrevistas com a população, podemos perceber as fronteiras perpassadas pelo patrimônio, já que, ele atrai todos os públicos e os une, em torno de um mesmo lugar. É imprescindível que lugares como esse sejam preservados, não apenas pela memória, mas como símbolos de resistência frente aos avanços dessa política higienista, podendo perpassar os campos de pesquisas, chegando até a confrontar a forma como são feitas as políticas públicas, já que, tal ineficácia possa ser incorporada para fazer com que ocorra um desmonte dessas comunidades vistas como indesejadas pelo poder público.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Costa de Oliveira, A., & Maria da Silva, C. (2022). LUGARES DE MEMÓRIA A PARTIR DE FOTOBIOGRAFIAS DO POÇO DA DRAGA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1023. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85778
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.