MONITORAMENTO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Resumen
A criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, foi de extrema importância para os estudantes no ensino superior. A Universidade Federal do Ceará ao aderir ao PNAES concorda em atuar diretamente em melhorias para todo o corpo universitário, fazendo assim necessário uma análise dos resultados dessa política. Diante disso, a PRAE propicia recursos em apoio ao graduando em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de viabilizar sua permanência na universidade. Neste sentido, programas e áreas específicas das universidades federais e estaduais foram fundamentais para atender e proporcionar apoio e incentivos aos estudantes que necessitam de algum tipo de auxílio, assistência ou ambos, porém ainda há inúmeros desafios com relação a isto. Esse projeto visa saber um pouco mais sobre os motivos que levaram os alunos ao cancelamento do curso, suas situações e problemas. O foco maior inicialmente foi o levantamento de dados e informações sobre o perfil dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil que evadiram e os principais fatores que os levaram a tomar tal decisão, mais precisamente questões socioeconômicas e acadêmicas dos mesmos. Os objetivos da pesquisa realizada, foram pautados na tentativa de identificar o cerne da problemática para pensar em possíveis melhorias na assistência estudantil, vindo assim evitar futuras evasões. A busca pelo entendimento e os motivos na qual levaram à evasão dos alunos do ensino superior foram pautadas por meio de um formulário eletrônico com uma pesquisa quantitativa direcionada a estudantes beneficiados com bolsas e auxílios da PRAE-UFC que realizaram o cancelamento de seus cursos nos semestres letivos 2021.1 ao 2022,1, foram 199 estudantes, por e-mail e posteriormente por WhatsApp, obteve-se um total de 36 respostas, o que representa 18% (dezoito por cento) do total. Os dados na qual foram obtidos são de grande importância, pois vale salientar que ajudam a entender as principais razõesDescargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Alves Braz, L., Elaine Rocha Lessa, N., & Maria Cartaxo de Arruda Freire, G. (2022). MONITORAMENTO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1049. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85805
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.