ANÁLISE DE DESEMPENHO NO ENEM NOS PERÍODOS DE 2018 A 2021 E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autores/as

  • Joao Vitor da Silva Medeiros
  • Maria Letícia Silva de Alcântara
  • Ronald Targino Nojosa
  • Julio Francisco Barros Neto

Resumen

O Exame nacional do ensino médio (Enem) é uma avaliação aplicada aos alunos de ensino médio do país. Através da nota no exame os estudantes têm a oportunidade de ingressar no ensino superior em instituições públicas ou conseguir bolsas de estudo em instituições privadas. Esse trabalho tem o objetivo de gerar uma análise dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC) para o município de Fortaleza, nos anos de 2018 a 2021. Através de técnicas de analise exploratória buscamos fazer um comparativo nos anos anteriores e nos anos que se sucederam a pandemia da COVID-19. Além disso procuramos avaliar o impacto da pandemia no desempenho dos estudantes e o efeito no ensino tanto na rede pública quanto na privada em diferentes bairros da cidade. Em uma análise preliminar foi observado uma grande discrepância no número de inscritos em relação ao número de presença, principalmente no ano de 2020. Em uma hipótese prévia isso pode ter relação com as medidas restritivas para o combate a pandemia, por conta do fato atípico a prova de 2020 foi aplicada fora do período de costume, sendo a primeira vez da história que duas provas foram aplicadas no mesmo ano. Foi verificado uma queda considerável no número de inscritos no ano de 2021 em comparação com os anos anteriores. Encontra-se em análise o desempenho obtido nas competências das provas do Enem para fins de impactos da pandemia em termos notas atribuídas. É de se esperar que as notas obtidas sofram resultados bem diferentes em termos médios, visto que a quantidade de alunos que fizeram o Enem é bem menor e uma grande parcela é exatamente de alunos de escolas públicas, que teoricamente obteriam notas menores, entretanto, agravado pelas condições diversas disponíveis para o enfretamento da pandemia que muito dificultou a aprendizagem dos alunos em 2020 e 2021.

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Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Vitor da Silva Medeiros, J., Letícia Silva de Alcântara, M., Targino Nojosa, R., & Francisco Barros Neto, J. (2022). ANÁLISE DE DESEMPENHO NO ENEM NOS PERÍODOS DE 2018 A 2021 E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1256. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86013

Número

Sección

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial