ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS: ESTUDO DAS LEIS COMPLEMENTARES N 192 E 194/2022
Resumen
Um grave aumento nos valores dos combustíveis, ocasionados por diversas problemáticas, como a crise econômica e o aumento da inflação ocasionado pela falta de insumos devido à paralisação da produção durante a pandemia do COVID-19. Além disso, a Guerra da Ucrânia e as consequentes sanções aplicadas ao petróleo russo reduziram a oferta, inflacionando mais ainda os valores dos combustíveis no mundo. No Brasil, o aumento tem sido maior, devido à Política de Paridade Internacional (PPI) que atrela o valor do barril de petróleo ao dólar, ou seja, caso haja aumento no valor do dólar, o preço do barril fica mais caro aqui no Brasil. Diante disso, surgiram métodos para barrar o aumento que estava sendo prejudicial ao consumidor final, gerando deterioração da renda do consumidor final, principalmente. Este estudo ter caráter investigatório, a fim de analisar os efeitos práticos da mudança na tributação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), decorrentes das mudanças imposta pela Lei Complementar nº 192, de 11 de março de 2022, que inseriu o regime monofásico de tributação sobre o ICMS; e da Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, passando a considerar combustíveis, energia elétrica, comunicações e o transporte coletivo como bens e serviços essenciais, para consequente tributação em alíquotas menores. O Estado do Ceará teve uma redução no ICMS de bens e serviços essenciais de 29% para 18%, de acordo com a Secretária da Fazenda estadual (SEFAZ, 2022). Resultados preliminares mostram a diferença para o consumidor, no mês de julho de 2022, a gasolina ficou em média 15,48% mais barata nas bombas, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Luiz Pinheiro de Oliveira, A., Queiroz Miléo, N., & Lucas Souza, J. (2022). ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS: ESTUDO DAS LEIS COMPLEMENTARES N 192 E 194/2022. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1338. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86096
Número
Sección
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.