LEITURA E MÍDIAS SOCIAIS: O USO DAS REDES E OS IMPACTOS NA LEITURA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores/as

  • Francisca Wanessa Ribeiro Braga
  • Nívea Maria Rodrigues dos Santos
  • Kairon de Souza Custodio
  • Paulo Germano Pereira do Nascimento
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumen

Nesta pesquisa, faz-se reflexões sobre como as mídias sociais mudaram a maneira da nova geração lê. Fundamenta-se em pesquisas de cientistas sobre: “O que a leitura em telas faz com o nosso cérebro?” e nelas, constata-se que atualmente se lê muito mais, mas de forma superficial. A leitura transforma os leitores em pessoas habilidosas, analíticas e é uma prática terapêutica. Para tanto, é preciso que faça-se leituras aprofundadas (quando fazemos inferências e analogias durante as leituras). Objetiva-se investigar se os jovens usam aplicativos ou sites para ler ou ainda preferem ler livros, assim como analisar se eles preferem leituras profundas ou são adeptos da leitura superficial e verificar se sentem que a leitura digital afetou de alguma forma o gosto pela leitura. Após a identificação do tema e definição dos objetivos, aplicou-se um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, respondido por crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos. Os resultados revelaram que 60% dos jovens pesquisados usam aplicativos e sites de leitura; 73,4% preferem fazer leituras longas e aprofundadas; somente 26,6% realizam leituras rápidas e diretas; 86% têm contato com os livros físicos; 100% afirmam gostar de ler livros impressos; 53,3% pontuam que a leitura digital afetou positivamente sua maneira de ler; 20% revelam que foram afetados negativamente pela leitura digital; e 26,7% dizem que seu gosto pela leitura não foi afetado. Conclui-se que as novas plataformas podem ser parte da solução, pois as mídias sociais fazem com que os jovens tenham acesso a uma diversidade de conteúdos, por meio de aplicativos, livros digitais, games e blogs, em que eles podem, além de ler, escrever suas histórias e experiências na rede, fazendo com que exista uma nova geração de leitores e escritores. Por tanto, é imprescindível que as crianças não percam o contato com os livros físicos nem esqueçam do virtual, de modo que possam experimentar o mundo da leitura inteiramente.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Wanessa Ribeiro Braga, F., Maria Rodrigues dos Santos, N., Custodio, K. de S., Germano Pereira do Nascimento, P., & Gerardo Vasconcelos, J. (2022). LEITURA E MÍDIAS SOCIAIS: O USO DAS REDES E OS IMPACTOS NA LEITURA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1351. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86109

Número

Sección

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial