O DESFILE COMO FERRAMENTA DE AFIRMAÇÃO POLÍTICA E IDENTITÁRIA DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS:UMA ANÁLISE DO DESFILE DO PROJETO PIM NA CASA DE CRIADORES (2022)
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Design-Moda da UFC no ano de 2022 e tem como objetivo demonstrar o caráter político e de afirmação identitária presente em grande parte dos desfiles contemporâneos, nesse caso, com foco nas periferias brasileiras. O desfile é o mais clássico e um dos mais antigos padrões de divulgação de marcas, estilistas e maisons. Seguindo a moda, que como reflexo da sociedade sofre alterações durante o tempo, os desfiles na atualidade divergem do seu objetivo inicial de expositor e tem como foco atual imergir o espectador dentro da identidade e mensagem que seus organizadores querem transmitir. Desta forma, estes são utilizados como ferramenta para que as periferias, marginalizadas pelos grandes centros de moda, ocupem seu espaço. Para atestar o atual caráter desses eventos, analisamos o desfile do Projeto PIM (Periferia Inventando Moda), que contou com as marcas X Brand, Dellum, Riddim e Volat, e ocorreu na 50ª edição da Casa de Criadores no ano de 2022 em São Paulo. Através da pesquisa documental, estudando os registros disponíveis no canal do Youtube da Casa de Criadores no Instagram e site das marcas e do projeto, além de matérias em revistas e jornais virtuais, compreendemos o desfile como um dos eixos centrais de divulgação de mensagens da moda. Sendo a moda intrinsecamente política, os eventos de moda nada mais são do que um extensor para a divulgação das mensagens identitárias e de afirmação para diversos grupos sociais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Figueiredo, M. de A., Matheus de Freitas Santos Silva, J., Pereira Fernandes, I., & Raimunda Nogueira Mendes, F. (2022). O DESFILE COMO FERRAMENTA DE AFIRMAÇÃO POLÍTICA E IDENTITÁRIA DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS:UMA ANÁLISE DO DESFILE DO PROJETO PIM NA CASA DE CRIADORES (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1363. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86122
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.