O HELPET COMO UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO SOBRE OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC

Autores/as

  • Yago Maick Souza Alves
  • Luiz Soares Junior

Resumen

O PET visa agregar excelência e proporcionar uma formação global ao discente do curso superior no qual está inserido, por meio do desenvolvimento de ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o Manual de Orientações Básicas do MEC explicita que o PET deve aperfeiçoar a graduação desenvolvendo experiências pedagógicas no âmbito do curso a partir de interações entre os bolsistas do Programa e o corpo discente. Nesse sentido, o HelPET, projeto central de ensino do PET Engenharia Mecânica UFC, estimula a melhoria no ensino de engenharia e assiste os alunos por intermédio da produção de material didático, videoaulas e monitorias presenciais e remotas, tipicamente em disciplinas com maiores taxa de reprovação. Para isso, os realizadores do projeto mantêm uma comunicação próxima com as turmas de distintos períodos da graduação, mediante representantes Petianos, formulários e redes sociais. O projeto se desenvolve a partir da alocação de bolsistas para a organização das monitorias solicitadas, divulgação através das redes sociais do grupo e a aplicação das aulas, bem como de sua avaliação via formulário eletrônico. No semestre acadêmico de 2022.1, foram realizados cinco HelPETs, que abordaram conhecimentos específicos de física e cálculo fundamentais, eletromagnetismo e elementos de máquinas, contemplando, ao todo, 50 discentes do curso de Engenharia Mecânica da UFC, bem como 26 respostas ao formulário de avaliação, no qual os realizadores obtiveram uma média de 4,88 (sendo a avaliação feita de 0 a 5, nos quesitos relevância, didática, infraestrutura, materiais, organização e pontualidade). Depreende-se pelo resultado das avaliações que o HelPET tem sua importância reconhecida pelos discentes da graduação, configurando-se como um projeto com potencial de auxiliar na redução das taxas de evasão e de retenção no curso. Todavia, é fundamental que o mesmo seja aperfeiçoado, por exemplo, na sua capacidade de identificar as demandas dos alunos em tempo hábil.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Maick Souza Alves, Y., & Soares Junior, L. (2022). O HELPET COMO UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO SOBRE OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1365. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86124

Número

Sección

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial