O HELPET COMO UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO SOBRE OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC
Resumen
O PET visa agregar excelência e proporcionar uma formação global ao discente do curso superior no qual está inserido, por meio do desenvolvimento de ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o Manual de Orientações Básicas do MEC explicita que o PET deve aperfeiçoar a graduação desenvolvendo experiências pedagógicas no âmbito do curso a partir de interações entre os bolsistas do Programa e o corpo discente. Nesse sentido, o HelPET, projeto central de ensino do PET Engenharia Mecânica UFC, estimula a melhoria no ensino de engenharia e assiste os alunos por intermédio da produção de material didático, videoaulas e monitorias presenciais e remotas, tipicamente em disciplinas com maiores taxa de reprovação. Para isso, os realizadores do projeto mantêm uma comunicação próxima com as turmas de distintos períodos da graduação, mediante representantes Petianos, formulários e redes sociais. O projeto se desenvolve a partir da alocação de bolsistas para a organização das monitorias solicitadas, divulgação através das redes sociais do grupo e a aplicação das aulas, bem como de sua avaliação via formulário eletrônico. No semestre acadêmico de 2022.1, foram realizados cinco HelPETs, que abordaram conhecimentos específicos de física e cálculo fundamentais, eletromagnetismo e elementos de máquinas, contemplando, ao todo, 50 discentes do curso de Engenharia Mecânica da UFC, bem como 26 respostas ao formulário de avaliação, no qual os realizadores obtiveram uma média de 4,88 (sendo a avaliação feita de 0 a 5, nos quesitos relevância, didática, infraestrutura, materiais, organização e pontualidade). Depreende-se pelo resultado das avaliações que o HelPET tem sua importância reconhecida pelos discentes da graduação, configurando-se como um projeto com potencial de auxiliar na redução das taxas de evasão e de retenção no curso. Todavia, é fundamental que o mesmo seja aperfeiçoado, por exemplo, na sua capacidade de identificar as demandas dos alunos em tempo hábil.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Maick Souza Alves, Y., & Soares Junior, L. (2022). O HELPET COMO UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO SOBRE OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1365. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86124
Número
Sección
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.