O IMPACTO DA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL POR MEIO DAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores/as

  • Lia Moraes Campello
  • Larissa de Sousa Mendonça
  • Yago Maick Souza Alves
  • Luiz Soares Junior

Resumen

No que tange à educação, é notória a importância das mídias sociais na atualidade. Por ser um meio de comunicação de fácil acesso para a maioria das pessoas, as redes sociais são ferramentas essenciais para divulgação de conhecimento para o público em geral. Compreendendo esse fato, o PET Mecânica UFC aliou as mídias sociais mais utilizadas pelo público universitário à propagação de conhecimentos acerca da Engenharia Mecânica e suas vertentes. Assim, a pesquisa objetiva, de forma geral, verificar os resultados da veiculação no Instagram e YouTube de conteúdo informativo sobre as competências de formação de um engenheiro mecânico. Quanto aos objetivos específicos, busca-se entender qual mecanismo de preferência para o aprendizado por parte dos estudantes e de que forma o uso das redes sociais facilita a disseminação do conteúdo. Dessa forma, o presente estudo analisa a propagação do conteúdo profissional, elaborado pelo PET Mecânica UFC e relacionado ao exercício da profissão de engenheiro mecânico e de disciplinas abordadas no curso, no contexto do projeto Guia do Engenheiro Mecânico (que expõe, por meio de postagens e workshops, assuntos de interesse da profissão para os estudantes) e à retomada do canal do YouTube do PET Mecânica UFC. A análise do impacto foi baseada nas inscrições e estatísticas das mídias sociais - Instagram e YouTube. Verificou-se, nas postagens do Guia do Engenheiro Mecânico no Instagram do PET, uma média de 51 curtidas, 9 comentários e alcance médio de 399 contas. Por fim, obteve-se também 13 inscritos no workshop presencial (com 7 presentes), 100 inscritos no workshop remoto (com 198 visualizações na gravação deste), e 45 visualizações no vídeo novo do canal do YouTube do PET Mecânica UFC. Conclui-se que as redes sociais tomam grande papel na propagação do conteúdo informativo, cativando muitos estudantes conectados nelas, e que, para esse público, a aquisição de conhecimento é mais atrativa e efetiva de forma remota.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Moraes Campello, L., Mendonça, L. de S., Maick Souza Alves, Y., & Soares Junior, L. (2022). O IMPACTO DA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL POR MEIO DAS MÍDIAS SOCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1366. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86125

Número

Sección

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial