PROCESSO SELETIVO 2022: PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMO MÉTODO AVALIATIVO

Autores/as

  • Lorena Nepomuceno Duarte
  • Milena Pereira Brandão
  • Ana Karoliny da Silva
  • Erika Freitas Mota

Resumen

O Processo Seletivo (PS) consiste em várias etapas, contemplando os requisitos estabelecidos pelo Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial (PET). Para selecionar novos integrantes para compor o PET Biologia UFC, no ano de 2022, houve a adição da Etapa de Escrita e Apresentação de Projetos com a finalidade de analisar a criatividade, organização, escrita e oratória dos candidatos. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo verificar a percepção dos candidatos acerca da etapa de escrita e apresentação dos projetos, realizada durante a execução do PS de 2022, e avaliar a viabilidade dessa etapa permanecer nos próximos processos seletivos do PET Biologia UFC. Para isso, foi elaborado um formulário contendo 9 perguntas, sendo 4 com respostas em escala de Likert e 5 com respostas em parágrafo único para avaliar a satisfação dos candidatos quanto à realização dessa etapa. Por meio do formulário, que obteve 7 respostas, foi possível verificar que: 71,4% dos candidatos que responderam ao formulário apresentaram dificuldade moderada durante a escrita e 28,6% apresentaram pouca dificuldade. Para 57,1% dos candidatos, a elaboração do projeto ajudou a entender mais sobre as atividades e os eixos do PET Biologia UFC (pesquisa, ensino e extensão), enquanto 42,9% responderam que essa etapa ajudou, mas não complemente. Para 57,1%, a etapa foi muito estimuladora para entrar no PET, enquanto 28,6% responderam que foi apenas estimuladora e 14,3% que a etapa foi um pouco desestimuladora. Em relação à permanência, 71,4% dos candidatos concordam totalmente com a permanência dessa etapa avaliativa e 28,6% afirmaram que a etapa deveria permanecer, mas com algumas modificações que possam auxiliar os candidatos durante a execução da atividade. Diante disso, é possível concluir que a etapa de escrita e apresentação de projetos foi bem recebida pelos candidatos, mostrando-se eficiente como modelo de aprendizagem sobre projetos educativos e sobre a rotina do PET.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Nepomuceno Duarte, L., Pereira Brandão, M., Karoliny da Silva, A., & Freitas Mota, E. (2022). PROCESSO SELETIVO 2022: PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1407. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86166

Número

Sección

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial