PROJETO "VINCULAPET": ANÁLISE COMPARATIVA DO ACOLHIMENTO A ESTUDANTES RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE PSICOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E PRESENCIAL.
Resumen
Visto que a pandemia gerou uma modificação nas relações entre os alunos e os espaços que compõem a universidade, devido, dentre outros, ao necessário distanciamento físico estabelecido por medidas sanitárias, que dificultou o acesso presencial às atividades universitárias, foi desenvolvido pelo PET Psicologia da Universidade Federal do Ceará, o projeto intitulado “Vincula PET”. Este tem como público-alvo os estudantes da graduação do curso de Psicologia da UFC, sobretudo os alunos dos primeiros semestres, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do senso de pertencimento desses à universidade, de forma a prevenir a evasão. O objetivo primal deste trabalho, então, consiste em realizar uma análise comparativa entre a execução do projeto durante o período de ensino remoto e após a retomada das atividades presenciais, além de avaliar a sua efetividade nesses dois cenários. A metodologia executada durante o ensino remoto consistiu em 13 encontros pela plataforma Google Meet e em dinâmicas/interações assíncronas via Instagram. Após o retorno das atividades presenciais, o projeto foi reconfigurado visando atender às demandas emergentes deste novo cenário, com 4 encontros. Desse modo, as ações facilitaram a criação de vínculos entre os discentes recém-ingressos no curso, por ambientá-los ao espaço da Universidade, especialmente no contexto remoto em que essa noção estava reduzida, realizando atividades instrutivas sobre assuntos caros à permanência universitária, e por promover vivências e espaços de troca, promotores de saúde mental, que auxiliassem no contexto de retomada das atividades acadêmicas. Assim, conclui-se que o enfoque deste trabalho foi bem direcionado, uma vez que as atividades dirigidas a recém-ingressos, nomeadamente nessa travessia pandêmica, foram escassas e, ao se analisar comparativamente os trabalhos executados durante o ensino remoto e após a retomada presencial, obteve-se um bom parâmetro das demandas do curso nos dois períodos analisados.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Fidelis Fernandes de Almeida, J., Paiva Martins, A., Costa de Oliveira, E., Maia, G. de A., Vasconcelos, L. de S., & Rosa Elias, L. (2022). PROJETO "VINCULAPET": ANÁLISE COMPARATIVA DO ACOLHIMENTO A ESTUDANTES RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE PSICOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E PRESENCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1419. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86178
Número
Sección
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.