ACOLHIMENTO DE INTERESSES E ACOMPANHAMENTO DE NARRATIVAS
Resumen
O ano de 2022 marcou o retorno para o formato presencial dos cursos de graduação na UFC. Tendo em mente os desafios para essa transição e as reverberações da pandemia junto aos estudantes, o projeto em questão desenvolveu estratégias com o objetivo de acompanhar algumas turmas de maneira próxima e oferecer espaços de escuta e acolhimento. A metodologia envolveu a análise documental dos históricos escolares e abordagem com grupos via aplicativo de celular. Após o estudo dos históricos, percebeu-se que a turma ingressante no semestre 2020.1 mostrava um fluxo no currículo bastante irregular. Neste sentido, foi realizada uma investigação com cada estudante da turma por meio de um grupo de WhatsApp para averiguar se estavam devidamente matriculados e se planejavam continuar no curso durante aquele semestre. Foi identificado que muitos estudantes pretendiam abandonar o curso, portanto realizou-se uma acolhida e aconselhamento mais individualizado com o objetivo de reestabelecer o vínculo dos mesmos com o curso e a possibilidade de permanecerem, caso fosse viável, considerando o contexto próprio de cada um. Além disso, esses procedimentos ajudaram a evidenciar as disciplinas que precisariam ser ofertadas prioritariamente para essa turma na oferta para os semestres letivos de 2022. Como principal resultado, 22 estudantes mantiveram suas matrículas. Para diversificar as oportunidades formativas do curso, procurando fortalecer o envolvimento dos discentes, a coordenação em conjunto com projeto de extensão Cena e Sociedade e o Teatro Universitário realizou o l Circuito de Formação Cena e Sociedade, composto por 5 oficinas com foco em diferentes tecnologias utilizadas na cena. A iniciativa foi exitosa por envolver estudantes do curso e também a comunidade externa. Conclui-se, portanto, que as ações desenvolvidas têm contribuído significativamente com a gestão do curso por meio do acolhimento dos interesses dos discentes e da escuta sensível de suas narrativas e contextos.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Goncalves Cavalcante, T., & Wilker de Carvalho, F. (2022). ACOLHIMENTO DE INTERESSES E ACOMPANHAMENTO DE NARRATIVAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1478. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86238
Número
Sección
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.