LAÇOS DO SABER: O NÚCLEO DE ENSINO-LAPFES COMO PROMOTOR DE PERTENCIMENTO E APRENDIZADO NO CURSO DE PSICOLOGIA UFC
Resumen
O Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES), por meio do Núcleo de Acolhimento e Capacitação Permanente, disponibiliza, semestralmente, aos alunos do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) ações de vinculação e permanência ao ambiente acadêmico. Além disso, há uma constante preocupação e cuidado em fornecer grupos de estudos, eventos e produções acerca de temáticas contemporâneas que complementam e influenciam positivamente a formação do profissional de psicologia no Brasil. Nesse sentido, o Núcleo de Ensino, foi fundamental enquanto um espaço de acolhida e construções de afetos no período de aulas remotas e neste retorno das atividades presenciais busca dar seguimento e inovação às atividades de incentivo à permanência no curso de psicologia. O presente trabalho tem como objetivo, prioritário, apresentar as atividades de acolhida, elaboradas em parceria com o PET-Psicologia, e as ações de compartilhamento de saberes promovida pelo Núcleo de Ensino; bem como o feedback e relevância que tais ações promoveram entre indivíduos participantes das atividades, através de comentários armazenados em formulários de pesquisa de satisfação e em redes sociais. Ademais, com base nos resultados, os sujeitos ingressantes demonstraram estar desenvolvendo um senso de comunidade e pertencimento ao curso de psicologia da UFC, seja por meio das atividades de acolhimento, ou pelos espaços de estudos compartilhados e promotores de laços afetivos desenvolvidos pelo Núcleo de Ensino. Portanto, conclui-se que o Núcleo de Ensino visa inovação em suas ações e parcerias, de modo que um grande público seja alcançado, para que o incentivo a permanência na universidade seja de fato desenvolvido e alcançado; assim como também objetivamos o fortalecimento e manutenção dos programas de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) na UFC.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Maciel Brasil, S., Raquel Silva Patrício, A., & Barros Dantas, J. (2022). LAÇOS DO SABER: O NÚCLEO DE ENSINO-LAPFES COMO PROMOTOR DE PERTENCIMENTO E APRENDIZADO NO CURSO DE PSICOLOGIA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1555. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86317
Número
Sección
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.