NARRATIVA BASEADA NO JORNADA DO HERÓI PARA ENGAJAMENTO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Vladia Helen Ferreira Farias
  • Raquel Santiago Freire

Resumen

A disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais criou uma narrativa com características emergentes para engajar os estudantes. O objetivo do trabalho é relacionar a estrutura dessa narrativa com o modelo da Jornada do Herói lançado por Joseph Campbell. A narrativa se inicia quando os alunos encontram um livro escrito por Ariel Saint’s que descreve os reinos da Cognição, mas precisam reescrevê-lo, adaptando-o para contexto digital. A jornada começa com a apresentação do “mundo comum” que representa o período antes de encontrar o livro. O "chamado à aventura” e “o encontro com o mentor”, tratam-se da descoberta do livro e o encontro com professores e monitores. A “travessia do primeiro limiar” se caracteriza pela saída do mundo comum e início da aventura, na qual devem criar uma linha do tempo sobre a cognição. Na “etapa de testes, aliados e inimigos”, o herói começa a seguir seus objetivos, conhece aliados e se depara com desafios. Na disciplina, é o momento em que se recebe as orientações para os trabalhos, conhecem as habilidades de cada um de suas equipes, o período de elaboração e entrega dos roteiros, seguido do feedback. Na “aproximação da caverna”, o protagonista passa por um momento de introspecção, os alunos partem de uma reflexão, após o feedback dos roteiros e iniciam a elaboração da mídia. A etapa “provação” é um teste de enfrentamento para seguir com a jornada, na disciplina, é a finalização da mídia. Com o fim dela, recebem “a recompensa”: o feedback da mídia e sua pontuação. Depois, passam pelo “caminho de volta” e o “retorno com elixir”, que são etapas que mostram o cumprimento da missão e seus efeitos na forma de viver do herói e recebem a “recompensa final”, relacionada à autoavaliação dos reinos com os aprendizados adquiridos e a média final. Assim, a construção de conhecimento dos alunos passa por um processo no qual são os protagonistas e, somado à característica emergente da narrativa, cria experiências singulares na construção do aprendizado.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Helen Ferreira Farias, V., & Santiago Freire, R. (2022). NARRATIVA BASEADA NO JORNADA DO HERÓI PARA ENGAJAMENTO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1560. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86322

Número

Sección

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação