MOTIVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO FILME “ARREMESSANDO ALTO”
Resumo
A motivação é extremamente relevante para os indivíduos e para o mercado de trabalho, já que a partir dela os mesmos apresentam um melhor desempenho, conseguindo, assim, melhores resultados em qualquer área que eles possam vir a atuar. Desse modo, esta pesquisa pretende realizar uma análise fílmica do filme “Arremessando Alto”, lançado em junho de 2022, que apresenta as jornadas do olheiro e treinador Stanley Bar e do jogador amador Bo Cruz que juntos buscam alcançar patamares de sucesso, nas quadras e na vida, ressaltando, em seu enredo, questões motivacionais. Diante desse cenário, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os aspectos de motivação existentes nos personagens presentes no filme “Arremessando Alto”. Para tanto, seus objetivos específicos são: Identificar, na narrativa, as principais características da Hierarquia das Necessidades de Maslow, aspectos da Teoria X e Y de McGregor e traços da Teoria Bifatorial de Herzberg. Já em relação à sua metodologia, consolida-se na análise do filme “Arremessando Alto”, abordando qualitativamente e com coleta de dados através de observação fílmica indireta e não participante. O processo de análise e organização dos dados é realizado seguindo a narrativa do filme, separando as ações de cada personagem, identificando os aspectos motivacionais dos dois protagonistas de acordo com as descrições realizadas no referencial teórico. Com isso, destaca-se que resultados obtidos demonstram a relação das teorias motivacionais com a prática e como elas promoveram o alcance dos resultados desejados.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Silva Parente, A., Barboza Guimarães, D., & Machado, D. de Q. (2022). MOTIVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO FILME “ARREMESSANDO ALTO”. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1738. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86503
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.