ACOMETIMENTO RENAL NA SÍFILIS: REVISÃO DE LITERATURA
Resumen
A sífilis é uma doença infecciosa ocasionada por uma bactéria espiroqueta denominada Treponema pallidum. No Brasil, em 2020, foram notificados 115.371 casos de sífilis adquirida, uma taxa de 54.5 casos/100.000 habitantes. O elevado número de casos tem compelido iniciativas governamentais na elaboração de estratégias de educação, prevenção, diagnóstico e tratamento. O comprometimento renal na sífilis é secundário e apresenta características heterogêneas seja do ponto de vista clínico como da fisiopatologia. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo revisar e discutir o tema, levando em consideração os fatores relacionados à lesão renal na sífilis, bem como seus possíveis mecanismos e achados imunohistopatológicos. A nefropatia na sífilis tem sido associada na maioria dos casos a alterações glomerulares, como glomerulonefrite membranosa, glomeruloesclerose segmentar, glomerulonefrite por lesão mínima, glomerulonefrite pós-infecciosa com predomínio de depósitos IgA, glomerulonefrite rapidamente progressiva. Outras alterações renais têm sido descritas na sífilis, tais como a nefrite túbulointersticial, atrofia tubular, presença de massa renal, injúria renal aguda associada a rabdomiólise. Logo é de extrema importância a avaliação da função renal nos pacientes portadores de sífilis, desde a triagem diagnóstica, bem como no diagnóstico diferencial com disfunção renal sem etiologia definida.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.