EUREKA: A IMPORTÂNCIA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO PROCESSO DE APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Ana Larissa Maia Cavalcante
  • Venythyais Costa de Oliveira
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumen

O Eureka; laboratório de múltiplas linguagens é um projeto de extensão da Faculdade de Educação-UFC, cujo objetivo é investigar a educação das crianças ao aprendizado à cultura, arte, música, dança, brincadeiras e entre outras formas de conhecimentos que desprende-se do ensino conhecido popularmente como padrão, no qual é exercido em diversas instituições de educação infantil. O significado da palavra Eureka está relacionado na busca de respostas para questões pouco debatidas no ambiente escolar, onde concentra-se a busca de novas possibilidades de aprender e ensinar usando as múltiplas linguagens. Desse modo, o projeto tem como objetivo estudar e trabalhar com a multiplicidade de linguagem da infância, onde tem como principal proposta proporcionar experimentações e descobertas por meio da arte e da brincadeira, além de sensibilizar educadores e famílias para a potencialidade do ato criador na infância. A metodologia do projeto é de natureza bibliográfica e participativa, que consiste nos estudos aprofundados em textos e autores que abordam a temática das múltiplas linguagens no processo de aprendizado e também contém a atuação efetiva dos bolsistas participantes nas instituições de educação infantil públicas. Por isso, a partir dos estudos e das abordagens práticas que foram realizadas, pôde-se perceber que as múltiplas linguagens são importantes no desenvolvimento da criança ao explorar diversos conhecimentos a partir de uma mesma temática. Uma contação de história pode ir além e ser transformada em uma atividade que explora os sons, os movimentos corporais e a cooperação entre os alunos por exemplo. É fundamental o papel do professor na mediação dessas atividades pedagógicas, pois compete ao educador não se limitar ao tradicional, mas ir além do que é realizado, compreendendo os impactos que as múltiplas linguagens podem exercer na aprendizagem integral dos educandos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Extensão