EUREKA: A IMPORTÂNCIA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO PROCESSO DE APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
O Eureka; laboratório de múltiplas linguagens é um projeto de extensão da Faculdade de Educação-UFC, cujo objetivo é investigar a educação das crianças ao aprendizado à cultura, arte, música, dança, brincadeiras e entre outras formas de conhecimentos que desprende-se do ensino conhecido popularmente como padrão, no qual é exercido em diversas instituições de educação infantil. O significado da palavra Eureka está relacionado na busca de respostas para questões pouco debatidas no ambiente escolar, onde concentra-se a busca de novas possibilidades de aprender e ensinar usando as múltiplas linguagens. Desse modo, o projeto tem como objetivo estudar e trabalhar com a multiplicidade de linguagem da infância, onde tem como principal proposta proporcionar experimentações e descobertas por meio da arte e da brincadeira, além de sensibilizar educadores e famílias para a potencialidade do ato criador na infância. A metodologia do projeto é de natureza bibliográfica e participativa, que consiste nos estudos aprofundados em textos e autores que abordam a temática das múltiplas linguagens no processo de aprendizado e também contém a atuação efetiva dos bolsistas participantes nas instituições de educação infantil públicas. Por isso, a partir dos estudos e das abordagens práticas que foram realizadas, pôde-se perceber que as múltiplas linguagens são importantes no desenvolvimento da criança ao explorar diversos conhecimentos a partir de uma mesma temática. Uma contação de história pode ir além e ser transformada em uma atividade que explora os sons, os movimentos corporais e a cooperação entre os alunos por exemplo. É fundamental o papel do professor na mediação dessas atividades pedagógicas, pois compete ao educador não se limitar ao tradicional, mas ir além do que é realizado, compreendendo os impactos que as múltiplas linguagens podem exercer na aprendizagem integral dos educandos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.