IMPACTO DO MINICURSO “FARMACOLOGIA DO ZERO” NOS CONHECIMENTOS SOBRE FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA DE RECÉM-INGRESSOS DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumen
Introdução: A Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmácia Aplicada à Clínica (LAFFAC), ligada ao curso de Farmácia-UFC, é um projeto que tem o ensino em farmacologia como um dos seus tripés. Dentre as muitas atividades desse eixo, está o minicurso “Farmacologia do Zero” para os alunos recém-ingressos no curso, os quais, no total, foram 24 inscritos. Objetivo: Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de como o curso impactou nos conhecimentos dos alunos participantes. Metodologia: Para avaliar a efetividade das palestras e demais metodologias empregadas durante o curso, foi criado, via Google Forms, um formulário contendo 12 questões acerca dos temas farmacocinética e farmacodinâmica, abordados durante o curso, como pré-teste (aplicado horas antes) e pós-teste (aplicado logo após). Ao final, foram comparados os percentuais de questões acertadas pelos alunos em ambos os momentos. Resultados: Quando comparados os pré e pós-testes, os percentuais de acertos foram de 39% (uma média de cinco questões, variando de 10 a 3 respostas corretas), e 70% (uma média de oito questões, com intervalos entre 11 e 4 respostas acertadas), respectivamente. Além disso, a avaliação dos participantes sobre o minicurso foi satisfatória, visto que 16 deles atribuíram uma nota de 0 a 10 sobre o evento no geral, contendo a média de 9.1. Conclusão: Portanto, as palestras, discussões e dinâmicas promovidas durante o minicurso “Farmacologia do Zero” mostraram-se positivas quanto à influência no processo de aprendizagem de conceitos iniciais de farmacologia pelos alunos do primeiro semestre do curso de farmácia da UFC.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
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